Hide shortcuts

Pergunta durante palestra leva a publicação sobre biodiversidade de cogumelos comestíveis de São Paulo.

01/15/2018 Tim Vincent

Pesquisadores do PPBio-CENBAM, Dra. Noemia Kazue Ishikawa e Dra. Ruby Vargas Isla, com colaboração do Dr. Nelson Menolli Junior do Instituto Federal de São Paulo e o Dr. Daniel Gomes da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios listaram 12 espécies de cogumelos nativos relatados para o Estado de São Paulo.

 

O estudo foi realizado em resposta à pergunta “Existem cogumelos comestíveis em São Paulo?” dos fungicultures da Região de Sorocaba, durante a palestra realizada pela Dra. Noemia e o Chef Felipe Schaedler em 22 de junho de 2017, na Empresa Yuri Cogumelos.

 

Na palestra foram apresentados os seguintes tópicos: a biodiversidade de cogumelos comestíveis da Amazônia; as experiências com o cultivo da espécie Lentinula raphanica; e os trabalhos em parceria com o Instituto Socioambiental e Instituto Atá no desenvolvimento de uma cadeia de comercialização de cogumelos coletados pelos Yanomami. Ao final, o Chef Felipe serviu a Mujeca de cogumelos Yanomami comercializado no Restaurante Moquém do Banzeiro em Manaus.

 

Ao realizar um levantamento bibliográfico sobre as espécies com comestibilidade conhecida e com ocorrência já relatada para o Estado de São Paulo, os pesquisadores se surpreenderam com o número de espécies e a época que estes já haviam sido relatados na região. Por exemplo, Agaricus campestris e Pleurotus albidus, pertencente aos gêneros do Champignon e Shimeji respectivamente, são relatados para o estado de São Paulo desde 1889.

 

O artigo também aborda dados sobre os principais cogumelos cultivados no Estado de São Paulo, que concentra o maior número de produtores de cogumelos no país. No entanto, todas as espécies cultivadas até o momento são de origem européia e asiática. Neste artigo foram listados apenas as espécies nativas dos mesmos gêneros que já são cultivadas no Estado.

 

A publicação intitulada pode ser acessada em: “Principais cogumelos comestíveis cultivados e nativos do estado de São Paulo”

 

ungicultores da Região de Sorocaba- SP e proprietários da Empresa Yuri Cogumelos que participaram da palestra intitulada “Cogumelos comestíveis da Amazônia: da floresta à mesa” realizada no dia 22 de junho de 2017.

Foto: Flavia M. Kubokawa Scholtens

Figura 1: Fungicultores da Região de Sorocaba- SP e proprietários da Empresa Yuri Cogumelos que participaram da palestra intitulada “Cogumelos comestíveis da Amazônia: da floresta à mesa” realizada no dia 22 de junho de 2017.