Languages

Professor do IFSC emplaca artigo em revista de renome

Reportagem originalmente publicada no Correio do Norte online sobre a dissertação de mestrado realizada por Anderson Saldanha Bueno na grade PPBio na Reserva Ducke. O PDF da reportagem por ser visto aqui. O artigo científico por ser baixado aqui.
 
Professor do IFSC emplaca artigo em revista de renome
 
Texto do professor de Canoinhas mostra ser necessário mais de 30m de proteção de mata ciliar
 
 Uma dissertação de mestrado desenvolvida pelo professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) campus Canoinhas, Anderson Saldanha Bueno, foi publicada na revista Ecological Applications, da Ecological Society of America (ESA), com sede nos Estados Unidos.
 
O objetivo da pesquisa, desenvolvida no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), foi estimar a largura da zona ripária para aves de sub-bosque. Os resultados são discutidos à luz do Código Florestal que está sendo debatido no plenário brasileiro. “Estimamos uma largura de zona ripária muito maior do que a legalmente protegida”, afirma o professor. Diante da dificuldade em aumentar a largura das Áreas de Preservação Permanente (APPs) às margens de rios, o artigo menciona uma iniciativa do Estado de Santa Catarina como alternativa para a resolução do problema de conservação das zonas ripárias.
 
Disponível na versão preprint desde 27 de setembro, o artigo intitulado The width of riparian habitats for understory birds in an Amazonian forest (A largura de ambientes ripários para aves de sub-bosque em uma floresta amazônica) pode ser acessado no site da revista.
 
Segundo avaliação do Journal Citation Reports (JCR, 2010), a revista tem fator de impacto 4,276. Por conta do seu elevado fator de impacto, é classificada como Qualis A1, o estrato mais elevado para avaliação de revistas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
 
Bueno é licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2008 e mestre em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) em 2010. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia e Conservação de Aves.