Languages

Inauguração da reforma e ampliação do Acervo Biológico da Amazônia Meridional - NR Sinop

No dia 25 de julho de 2014 foi inaugurada a ampliação do prédio do Acervo Biológico da Amazônia Meridional (ABAM) da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Sinop, Núcleo Regional Sinop do INCT CENBAM e PPBio Amazônia Ocidental (Fig. 01 A, B, C; Fig. 02).
 
A inauguração contou com a presença de professores e alunos envolvidos em projetos de pesquisas de biodiversidade desenvolvidos no ABAM.
 
A parte nova do prédio conta com amplo espaço para transito de pessoas (Fig. 03 A,B,C), cinco salas para curadorias (Fig. 04 A,B,C e D), sala para a coleção de Artrópodes (figura 05, A e B), sala para a coleção de Anfíbios e Répteis (fig. 05, C e D), sala de microscopia (figura 06, A e B), sala para reuniões, estudos e treinamento através de cursos (figura 06, C), e uma sala para equipamentos como biofreezer (figura 06, D).
 
A parte antiga do prédio readequada para conter a coleçção entomológica (figura 07, A e B) e de peixes(figura 07, C e D), juntamente com as suas respectivas curadorias. 
 
Esta obra é uma parceria INCT-CENBAM e Núcleo regional de Mato Grosso, o qual atende aos trabalhos de biodiversidade da Amazônia mato-grossense, pois havia um único espaço com cerca de 40 m2 destinado para todas as coleções zoológicas e, agora, com essa setorização, cada coleção zoológica poderá melhor trabalhar com seu acervo e banco de dados, os quais são importantes para a manutenção do repositório de dados do PPBio e INCT-CENBAM.
 
Figura 01. Inauguração da ampliação do ABAM. A) Descerramento da placa. B) Placa referente à ampliação do prédio. C) Alguns dos professores envolvidos em projetos desenvolvidos no ABAM.
 
Figura 02. Vista externa do prédio novo.
 
Figura 03. A) Corredor de acesso entre o prédio antigo e a parte nova do ABAM. B) Espaço para ventilação das salas e jardim de luz. C) Corredor de acesso às salas do prédio novo.
 
Figura 04. Curadorias em fase de implantação.
 
Figura 05. A) e B) Laboratório com a coleção de Artrópodes não insetos; C) e D) laboratório com a coleção Herpetológica, ambos já em funcionamento.
 
  
Figura 06. A) e B) Sala de microscopia. C) Sala para reuniões e estudo. D) Sala de equipamentos (Biofreezeer).
 
Figura 07. A) e B) Laboratório e coleção Entomológica. C) e D) Laboratório com a coleção Ictiológica.