Livro Cadeias Produtivas & seus Ambientes

A editora do INPA lança o livro CADEIAS PRODUTIVAS & SEUS AMBIENTES. O livro Foi organizado pelo Dr. Reinaldo Corrêa Costa do Laboratório de Estudos Sociais (LAES/INPA) e pela Dra Cecilia Verônica Nunez do Laboratório de Bioprospecção e Biotecnologia (LABB/INPA) e é um dos resultados gerados pelas pesquisas realizadas a partir do financiamento de vários editais de pesquisa do CNPq e CAPES, em que a lógica primordial é a pesquisa de cadeias produtivas e uso da biodiversidade, cuja base de produção é o campesinato.

A propriedade e uso da terra, seja em assentamento de reforma agrária ou Resex, são componentes das múltiplas formas em que cadeias produtivas, campesinato e biodiversidade, ou de forma mais ampla, mercado, sujeitos sociais e natureza, se conectam. 

Os trabalhos refletem momentos e conjunturas históricas e socioeconômicas que envolvem lideranças (de sindicatos, associações e de instituições do governo como Resex, ICMBIO e outros) que envolvem o processo de reprodução do campesinato amazonense com cadeias produtivas oriundas da biodiversidade, um processo de concretude, de originalidade e frequência nos debates (econômicos, políticos e culturais) e tal campesinato pode vir com os mais variados nomes culturais ou institucionais, ou oriundos de escolas econômicas: caboclo, ribeirinho, lavrador, agricultor familiar, pequeno agricultor, pescador ribeirinho, pescador artesanal, entre tantos outros.

O livro conta com 6 capítulos que refletem a realidade produtiva do norte do pais com uma abordagem científica, mas com uma linguagem clara e dinâmica.

Biodiversidade e Cadeias produtivas: potencialidades sinérgicas; Cadeias Produtivas, Biodiversidade e Campesinato no Amazonas; Potencialidades e Biodiversidade; Relações Camponesas e formas espaciais; Estrutura, funcionalidade e estratégias de uso tradicional de sítios/quintais agroflorestais no projeto de assentamento Beruri, Beruri - AM; O Circuito espacial bovino no Amazonas.