Languages

PPBio lança Guia de Marantáceas da Reserva Ducke e da Rebio Uatumã (Amazônia Central)

Novo guia de identificação traz informações sobre biologia, ecologia e evolução de espécies da família Marantácea, contando com ilustrações e dicas para o reconhecimento em campo das plantas que ocorrem na Reserva Ducke e na Rebio do Uatumã

 

O Guia de Marantáceas da Reserva Ducke e da REBIO Uatumã – Amazônia Central, de Flávia Costa, Fábio Penna Espinelli e Fernando O. G. Figueiredo, traz informações gerais sobre marantáceas da Amazônia, abrangendo aspectos sobre biologia, ecologia e evolução, o que permite que seja usado como referência em cursos de botânica.

Seu conteúdo permite a identificação de 31 espécies ou variedades de marantáceas que ocorrem na região, contando com uma chave de identificação que leva a descrições detalhadas sobre cada táxon. Todas as plantas foram detalhadas em pranchas individuais ilustradas com fotografias e dicas para o reconhecimento em campo, com destaque para estruturas relevantes à identificação, principalmente as flores. O glossário, ilustrado por Angela Midori, facilita a compreensão de alguns termos técnicos das estruturas das plantas.

Como os outros guias produzidos pelo Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e pela Átema Design Editorial, o guia foi escrito em Português e Inglês, em uma linguagem menos técnica possível, sendo indicado para estimular a percepção da biodiversidade em alunos de escolas primárias e secundárias, turistas e qualquer outro interessado em conhecer um pouco mais sobre as plantas amazônicas.

Para baixar o Guia de Marantáceas em PDF, clique aqui [31,7 MB].

Para conhecer mais, visite a página guias de identificação do PPBIo.

Recebar o Informativo PPBio.