Languages

Resumo dos resultados do workshop EU BON Manaus

Nos dias 20 à 23 de julho de 2015 cientistas da Europa e do Brasil se reuniram na Fazenda Experimental (FE) da UFAM (https://ppbio.inpa.gov.br/sitios/fazufam ) para discutir problemas comuns nos seus focos de pesquisa e promover uma maior colaboração. O workshop entre representantes do EU BON, INPA, CENBAM e UFAM teve como maior objetivo promover a integração entre pesquisadores europeus e brasileiros. O evento foi promovido na (FE) da UFAM de forma que o grupo pode conhecer um sítio de monitoramento da biodiversidade utilizado por alunos para pesquisas em uma grade de 8x3km.

O produto deste workshop gerou um resumo do Dr. Bill (link) onde ele apresenta as sugestões fundamentais para maior integração e cooperação entre parceiros do EU BON entre eles:

1)                  Projeto e execução de observatórios de biodiversidade (WP 5).

Utilizar o método RAPELD (link) (amostragem e monitoramento padronizado de biodiversidade) que possibilita amostragens comparáveis em diferentes escalas espaciais. Como aplicar esta abordagem na Europa? Tivemos duas propostas: ensaios de campo de e planejar o estudo de forma a gerar dados robustos sobre biodiversidade. O INPA está disposto a contribuir para tal publicação já na fase de concepção.

2)            Articulação de dados para o Portal da EU (WP 2).

O INPA utiliza o catálogo de metadados e repositório de dados do sistema Metacat armazenado no Repositório de Dados do PELD (http://peld.inpa.gov.br/knb/style/skins/peld/), em um servidor hospedado no INPA, Manaus/AM, Brasil. A política de compartilhamento de dados no INPA é que “Todos os conjuntos de dados de metadados são públicos, para as pessoas que realizam trabalhos na 'Reserva Ducke' ou outros sítio de observação da biodiversidade executado pelo INPA e em cooperação com parceiros e incentivo ao acesso e compartilhamento de dados a fim de gerar trabalhos científicos robustos em uma rede produtiva. O mapeamento de metadados também foi discutido (Morpho vs. IPT). Os campos dos metadados relacionados com o esquema de acompanhamento sistemático deve ser realizada em conjuntos de dados de mapeamento Metacat/PELD para EML/DwC.

3) Ferramentas e serviços EU BON a ser disponibilizados e testados no Brasil (WPS 1-5)

a) a produção de aplicativos para monitoramento baseado cidadão-ciência;

b) ferramentas desenvolvidas pelo EU BON para analisar conjunto de dados de tendência para as espécies, incluindo a avaliação de incerteza e otimizar regimes de controle; dados sobre a estrutura espacial e variabilidade e a variação de amostragem para vários táxons a partir dos dados da Reserva Florestal Adolpho Ducke.

Confira o Resumo na integra.

Participantes:

Fabricio Baccaro

e-mail: fabricera@gmail.com

Klaus Henle

e-mail: christoph.haeuser@mfn-berlin.de

Mathias Kuemmerlen

e-mail: mathiias.kuemmerlen@senckenberg.de

Bill Magnusson

e-mail: bill@inpa.gov.br

Charlie Marsh

e-mail: c.marsh@leeds.ac.uk

Jean-Baptiste Mihoub

e-mail: jb.mihoub@ufz.de

Israel Pe’er

e-mail: Israel@gluecad.com