Languages

PPBio/CENBAM promovem visita do Dr. Nicholas Gotelli ao INPA

Entre os dias 5 e 12 de novembro de 2012, o PPBio e o CENBAM promoveram a visita do Dr. Nicholas J. Gotelli, professor da Universidade de Vermont (EUA), ao INPA. Durante este período, o pesquisador conversou com alunos sobre seus projetos de mestrado e doutorado, dando dicas sobre as análises feitas e principais resultados encontrados, visitou a Reserva Ducke e o arquipélago de Anavilhanas e ministrou palestras. 
 
Na expedição à Reserva Ducke, o Dr. Gotelli conheceu as instalações de pesquisa disponíveis e visitou uma das grades de pesquisa PPBio, no qual já realiza um trabalho em parceria. Já no arquipélago de Anavilhanas, o passeio de barco contemplou uma visita às áreas protegidas e possibilitou ao pesquisador conhecer uma das áreas mais dinâmicas na formação de ilhas da Amazônia central e que poderá ser alvo de trabalhos futuros no campo da Biogeografia.
 
Ainda durante a visita, foram ministradas palestras sobre comunicação na ciência e aquecimento global. Na palestra "Scientific Writing"  no dia 06/11, o Dr. Gotelli forneceu dicas sobre todo o processo de elaboração e submissão de papers e de como dialogar com os editores das principais revistas científicas. Na segunda palestra intitulada "An experimental approach to studying the ecological and evolutionary consequences of global climate change", foram apresentados resultados de estudos experimentais recentes e ainda não publicados da avaliação de impactos do aquecimento global na biodiversidade. A palestra pode ser assistida no link: http://peld.inpa.gov.br/sites/default/files/Gotelli Seminar Nov 2012_1.wmv
 
O intercambio foi financiado pelo Projeto Universal associado ao PPBio e CENBAM e coordenado pelo Dr. William E. Magnusson intitulado “Determinantes da distribuição das espécies na Amazônia: Uma abordagem com base na filogenia, na distribuição das características morfológicas e ecológicas das espécies e no conservatismo de nicho”.