Infraestrutura Módulo 3 - Fazenda Iracema, município de Cláudia/MT

A Fazenda Iracema está inserida na região conhecida como “Florestas Secas de Mato Grosso”, que abrange parte dos estados de Mato Grosso (norte) e Pará (sul). Sua área total corresponde a cerca de 10% do Bioma Amazônia e constitui uma zona de transição, limitada ao norte e a oeste pela floresta úmida, e ao leste e sul pelo Cerrado. A vegetação consiste em espécies arbóreas e características da floresta de transição amazônica. 

O módulo esta inserido em uma área representada por um pequeno segmento de floresta com cerca de dois quilômetros de largura, cercada na parte este e leste por plantações de soja e milho, mas existe ligação entre duas grandes áreas de vegetação nativa, representando um corredor de vegetação. 
 
Acesso
 
O acesso para a Fazenda Iracema é feito pela rodovia federal BR-163 no sentido do município de Alta Floresta e posteriormente na rodovia estadual MT- 423 sentido município de Cláudia. Saindo da MT-423 e percorrendo algumas estradas de terra (cerca de 5 a 6 km) entre a lavouras de soja e milho, chega-se ao acampamento do módulo.
 
Alojamento
 
Nesse módulo não há estrutura de alojamento para pesquisa. 
 
Acampamento
 
Os alunos e pesquisadores utilizam uma construção feita de madeira e coberta com placa de zinco para acampar. Existe ainda um curso de água cerca de 80 m do acampamento que é utilizado para higiene pessoal e coletiva.
 
 
Parcelas
 
O modulo é composto por duas trilhas espaçadas em 1 km, formando um retângulo de 3 km2. A cada quilômetro deste sistema foi instalada uma parcela permanente de 250 m, resultando em 8 parcelas terrestres. Existe um curso de água permanente entre as parcelas 1 e 2, próximo a elas existem 2 parcelas de 250 m consideradas ripárias. 
 
Infra-estruturas de acesso no campo
 
As parcelas do módulo encontram-se cerca de 400 m distante do acampamento e podem ser acessadas por uma trilha. Existem trilhas secundárias que conectam as duas trilhas principais e são encontradas próximo ao início das parcelas. Os alunos e pesquisadores utilizam uma estrada (3.200 m) que atravessa o módulo entre as parcelas 3 e 4 permitindo acesso também à parcela 8.
 
Coordenadas Geográficas
 
11° 39’ 09.4’’ S
55° 04’ 54.6’’ W
 
Transporte 
 
Ford Ranger
Mitsubishi L200
Carros da Universidade Federal do Mato Grosso, campus Sinop.
 
 
 
Contato
 
Prof. Dr. Domingos de Jesus Rodrigues