Curso de Identificação Prática de Scarabaeinae é ministrado na UFMT.

No período de 21 a 29 de setembro de 2024, o Laboratório de Scarabaeoidologia e a Coleção Entomológica de Mato Grosso Eurides Furtado (CEMT)  promoveram mais uma edição do Curso de Identificação Prática de Scarabaeinae no Centro de Biodiversidade da UFMT. 

 
O curso deste ano contou com alunos de doze estados brasileiros, do Uruguai, Moçambique, Colômbia, Bolívia e Equador, além do pessoal da UFMT, tendo o apoio dos PPGs em Zoologia e em Ecologia e Conservação da Biodiversidade da UFMT, do PPG em Entomologia e Conservação da Biodiversidade da UFGD, e de diversos projetos PPBio. O público do curso foi composto de graduandos, pós-graduandos, pesquisadores, e professores de diversas instituições de ensino e pesquisa que trabalham com besouros rola-bostas. 
 
 
Os besouros da subfamília Scarabaeinae - conhecidos como rola-bostas - são um grupo de mais de 6.000 espécies conhecidas. São considerados importantes indicadores de biodiversidade e prestam vários serviços ambientais importantes para a agricultura como a remoção e enterrio de fezes bovinas, ajudando a devolver nutrientes para o solo e dificultando o desenvolvimento das larvas e nematóides. O Laboratório de Scarabaeoidologia desenvolve trabalhos em taxonomia do grupo, e a CEMT tem o maior acervo da América do Sul. “A idéia do curso é capacitar pessoal para fazer a primeira identificação de espécimes, garantindo o andamento das dezenas a centenas de trabalhos concomitantes feitos pelos diversos grupos de pesquisa que usam o grupo” conta o professor Fernando Z. Vaz de Mello, que ministrou o curso em todas as edições.