Figura1. Instrutores, colaboradores e participantes da disciplina Ecologia de Campo da UFAC,
realizado na comunidade Santa Bárbara, Mâncio Lima, Acre.
Sob a coordenação do professor Dr. Marcos Silveira (UFAC), da doutoranda Thaline Brito (MPEG), M.Sc. Richarlly Silva (Associação SOS Amazônia) e M.Sc. Sergio Vidal (UFAC), foram reunidos na obra os trabalhos realizados pelos alunos do curso Ecologia de Campo, do Mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais da UFAC. O curso ocorreu em 2012 nas campinaranas do sudoeste da Amazônia, nos municípios de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, região do alto rio Juruá, no Acre e contou com a participação das bolsistas do CENBAM/PPBio Fernanda Coelho e Flávia Pezzini (figura 1). A região contrasta com o restante da bacia do Alto Juruá por ser um local onde as águas são escuras e ricas em ácido húmico, os solos são arenosos (figuras 2 e 3), pobres em nutrientes e abrigam esse tipo particular de vegetação, as campinaranas (figura 4).
Além de estimular o interesse dos alunos para o aprendizado de ecologia de populações e comunidades, um dos principais objetivos do curso foi qualificar alunos e profissionais atuantes na área de ecologia para que estes se tornem futuros pesquisadores, formadores de recursos humanos e disseminadores de conhecimento.
Durante a disciplina foram produzidos 12 manuscritos de diversos temas, sendo 11 publicados no próprio e-book e um artigo entitulado “Impacto do assoreamento sobre a diversidade de peixes em igarapés de um complexo vegetacional de campinarana no noroeste do Acre, Brasil” de autoria de Ramalho e colaboradores (2014) publicado em periódico científico. Também fruto de um dos trabalhos desenvolvidos durante o curso foi publicado o artigo “Three new records of Pristimantis (Amphibia: Anura: Craugastoridae) for Brazil and a comment of the advertisement call of Pristimantis orcus” por López-Rojas e colaboradores (2013).
O acesso ao e-book é gratuito. Basta acessar a página https://issuu.com/edufac/docs/areia_branca, fazer a inscrição e em seguida o download do arquivo.
Figura 2. Aspecto geral de um igarapé de água preta ladeado por buritis.
Figura 3. Alunos e professores durante atividade de campo.
Figura 4. Aspecto geral de uma campinara arbustiva.