Pesquisadores da Universidade Federal do Acre (UFAC) lançam e-book “Complexo vegetacional sobre areia branca: Campinaranas do sudoeste da Amazônia”

 

Turma de alunos e professores do curso Ecologia de Campo da UFAC

Figura1. Instrutores,  colaboradores e participantes da disciplina Ecologia de Campo da UFAC,

realizado na comunidade Santa Bárbara, Mâncio Lima, Acre.

 

Sob a coordenação do professor Dr. Marcos Silveira (UFAC), da doutoranda Thaline Brito (MPEG), M.Sc. Richarlly Silva (Associação SOS Amazônia) e M.Sc. Sergio Vidal (UFAC), foram reunidos na obra os trabalhos realizados pelos alunos do curso Ecologia de Campo, do Mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais da UFAC. O curso ocorreu em 2012 nas campinaranas do sudoeste da Amazônia, nos municípios de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, região do alto rio Juruá, no Acre e contou com a participação das bolsistas do CENBAM/PPBio Fernanda Coelho e Flávia Pezzini (figura 1). A região contrasta com o restante da bacia do Alto Juruá por ser um local onde as águas são escuras e ricas em ácido húmico, os solos são arenosos (figuras 2 e 3), pobres em nutrientes e abrigam esse tipo particular de vegetação, as campinaranas (figura 4).

Além de estimular o interesse dos alunos para o aprendizado de ecologia de populações e comunidades, um dos principais objetivos do curso foi qualificar alunos e profissionais atuantes na área de ecologia para que estes se tornem futuros pesquisadores, formadores de recursos humanos e disseminadores de conhecimento.  

Durante a disciplina foram produzidos 12 manuscritos de diversos temas, sendo 11 publicados no próprio e-book e um artigo entitulado “Impacto do assoreamento sobre a diversidade de peixes em igarapés de um complexo vegetacional de campinarana no noroeste do Acre, Brasil de autoria de Ramalho e colaboradores (2014) publicado em periódico científico. Também fruto de um dos trabalhos desenvolvidos durante o curso foi publicado o artigo “Three new records of Pristimantis (Amphibia: Anura: Craugastoridae) for Brazil and a comment of the advertisement call of Pristimantis orcus” por López-Rojas e colaboradores (2013).

O acesso ao e-book é gratuito. Basta acessar a página https://issuu.com/edufac/docs/areia_branca, fazer a inscrição e em seguida o download do arquivo.

Buritizal

Figura 2. Aspecto geral de um igarapé de água preta ladeado por buritis.

 

 

Alunos e professores durante atividade de campo

Figura 3. Alunos e professores durante atividade de campo.

 

vegetação de campinarana

Figura 4. Aspecto geral de uma campinara arbustiva.