PPBio/CENBAM realiza treinamento de instalação de parcelas na FLONA Tapajós

O PPBio/CENBAM realizou no período de 06 a 15 de janeiro de 2017 na Floresta Nacional do Tapajós, centro de reuniões da comunidade do Acaratinga, o Treinamento em instalação de parcelas permanentes de distribuição uniforme PPBio. A atividade foi ministrada por Thaiane Rodrigues de Sousa e Maria Aparecida de Freitas, integrantes do Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM) e Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio). O principal objetivo do treinamento foi capacitar os comunitários nas técnicas de instalação de parcelas permanentes de distribuição uniforme, seguindo o protocolo estabelecido pelo PPBio.

O treinamento contou com a participação de 22 pessoas das comunidades do Acaratinga e Jaguarari, nestes dois locais estão em andamento a instalação de dois módulos de pesquisas PPBio onde serão inseridas um total de 20 parcelas permanentes. Os novos módulos em instalação fazem parte do Projeto de Longa Duração (PELD) intitulado Monitoramento da biodiversidade em longo prazo para avaliar os efeitos de mudanças ambientais e climáticas na diversidade de espécies de plantas e animais, sob coordenação da Dra. Albertina Lima.  

O treinamento com os comunitários iniciou com uma apresentação teórica em power point e teve por objetivo contextualizar as atividades desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); o projeto de Ecoturismo Científico Comunitário a ser desenvolvido nas comunidades; a utilização de técnicas e exposição dos equipamentos para instalação de parcelas permanentes de distribuição uniforme. Posteriormente foi realizada a atividade prática de instalação das parcelas com os comunitários.

Ao final das atividades 22 comunitários foram treinados em como instalar parcelas permanentes de distribuição uniforme. O PPBio acredita que a capacitação profissional dessas pessoas pode levar a uma transformação social, através da valorização e qualificação da mão-de-obra local envolvendo as mais diversas áreas da pesquisa científica.

 

 

Texto: Thaiane Sousa