Excursão de coleta de liteira em parcela RAPELD Novo Airão

     Pesquisadores do CENBAM realizaram, no dia 5 de novembro de 2015, uma excursão ao município de Novo Airão, com o objetivo de verificar as conseqüências do incêndio florestal que ocorreu entre os dias 20 a 22 de setembro, em uma área de campinarana. Devido à escassez de dados sobre incêndios nesse tipo de ambiente, os pesquisadores perceberam a grande oportunidade de coletar dados para quantificação do impacto causado pelo fogo neste período do ano na região metropolitana de Manaus.

     Os pesquisadores Emílio Manabu Higashikawa, Jefferson José Valsko da Silva e Maria Aparecida de Freitas coletaram amostras de liteira de 50 x 50 cm em 25 pontos de uma das parcelas que haviam sido implementadas em junho de 2015, pelos estudantes do curso de pós-graduação em Ecologia. As amostras foram devidamente acondicionadas e trazidas para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, onde estão sendo triadas. Além disso, os pesquisadores também fizeram uma análise da estrutura da vegetação, através do levantamento de árvores mortas pelo incêndio.

     No futuro será possível, através destes dados e de outros posteriores, fazer um estudo mais detalhado sobre as causas e os impactos dos incêndios florestais nas áreas de campinarana, com o intuito não só de prevenir, como também de tentar reverter da maneira mais adequada, os estragos causados pelo fogo.

TEXTO: Rina Oliveira

FOTOS: Jefferson Valsko

Campinara_queimada liteira_carbonizada arvore_queimada