Languages

SAPOS DA RDS RIO NEGRO Região do Ramal do Uga-Uga

Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro 

Ramal da Uga UgaA RDS do Rio Negro é uma Unidade de Conservação  (UC) localizada na margem direita do baixo Rio Negro,  abrangendo os municípios amazonenses de Iranduba,  Manacapuru e Novo Airão. Com uma área de quase 103  mil hectares, a RDS do Rio Negro foi criada em 2008 a  partir do desmembramento da Área de Proteção Ambiental  (APA) da Margem Direita do Rio Negro e sua gestão é  de responsabilidade da Secretaria de Estado do Meio  Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA). A RDS é  uma modalidade de área protegida que abriga populações  tradicionais e busca integrar uso sustentável de recursos  naturais com conservação da natureza e manutenção da  biodiversidade.

A grande diversidade de ambientes é uma das razões da riqueza de animais e plantas encontradas na RDS do Rio Negro. A reserva protege extensas áreas de florestas de areia branca com características únicas. A fauna e flora que ocorrem nos ambientes de areia branca são bem diferentes daquelas que são encontradas em florestas onde o solo é mais argiloso, que também ocorrem na reserva. Na realidade, a fauna reconhece sutilezas na floresta que não são percebidas por seres humanos. Mas os moradores e visitantes da região oeste da RDS facilmente notam as diferenças na fauna e flora entre as áreas próximas aos igarapés conhecidas como zonas ripárias, as florestas altas no solo argiloso, as florestas mais esparsas no solo arenoso conhecidas como campinaranas, e as áreas no solo arenoso conhecidas como campinas onde tem mais plantas arbustivas.

Os sapos também reconhecem estes ambientes e geralmente mais espécies são encontradas nas florestas com igarapés, mas as espécies tendem a diferir entre os ambientes. Por isso, quem quer conhecer a diversidade de sapos da RDS precisa gastar tempo para investigar todos os diferentes tipos de vegetação que existem na reserva.
 
/Frogs_RDS_RN

 

Abra e baixe o guia