Parceria do CBio-INPA com universidades do Rio Grande do Sul promove visita de especialistas em ácaros

Dois acarologistas, Dr. Dinarte Gonçalves e MSc. Matheus dos Santos Rocha, estão visitando o INPA, por um período de 20 dias, através de colaboração com a Dra. Elizabeth Franklin e Dr. José Wellington de Morais, da CBio. O objetivo de pesquisa é conhecer e descrever novas espécies da família Cunaxidae e da ordem Mesostigmata em ambientes naturais da Floresta Amazônica, através de material biológico coletado pelo Laboratório de Sistemática e Ecologia de Invertebrados do Solo.

O estudo da acarofauna edáfica de Mesostigmata e Cunaxidae na Floresta Amazônica preenche a lacuna do conhecimento sobre este grupo de organismos em ambientes extremamente importantes do Brasil. A partir do conhecimento da riqueza e abundância das espécies, assim como a composição, poderá se determinar os padrões característicos dessa fauna e além disso, este estudo servirá de base para pesquisas posteriores no Amazonas, visto que a fauna destes grupos nunca foi estudada no estado. Muitos ácaros predadores que habitam áreas naturais podem apresentar potencial para desempenhar o controle natural de pragas em agro ecossistemas. Desta forma, é importante o conhecimento destes reservatórios de inimigos naturais em ambiente natural para que se possa elaborar e implementar programas de controle biológico. Essa necessidade de conhecimento se torna ainda mais importante ao considerarmos o alto grau de expansão agrícola e pecuária no estado.

A colaboração também ressalta a importância da preservação apropriada do material biológico coletado em diversos projetos, principalmente PPBio e CENBAM, e que podem agora servir como um repositório precioso para diversos especialistas no Brasil e no mundo.

Dr. Dinarte Gonçalves

Doutor no Programa de Pós-Gradução em Fitossanidade da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente é Bolsista de Pós Doutorado (PNPD/Capes), junto ao Programa de Pós Graduação em Ambiente e Desenvolvimento na UNIVATES, atuando no laboratório de acarologia. Tem experiência na área de Taxonomia de Mesostigmata (Acari) atuando em ambientes naturais e em agrossistemas agrícolas. O principal objetivo de pesquisa é a busca por Inimigos Naturais que possam auxiliar em Programas de Controle Biológico.

Msc. Matheus dos Santos Rocha

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Biologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), atuando no laboratório de diversidade e sistemática de Arachnida. Mestre em Biologia pela UNISINOS e licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário UNIVATES. Desenvolve sua pesquisa investigando a ecologia de ácaros terrestres em ecossistemas de bromélias-tanque. Além disso, atua como especialista da família Cunaxidae no projeto nacional do Catalogo Taxonomico da Fauna do Brasil (CTFB). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Acarologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ácaros em ambientes naturais; Ácaros edáficos; Ecologia de comunidades; Taxonomia de Cunaxidae e Phytoseiidae.

 

Texto: Elizabeth Franklin Chilson