Estudo realizado em escolas próximo a Reserva Ducke revela falta de conhecimento sobre espécies de animais que vivem próximo as residências

O artigo "Attitudes towards scorpions and frogs: a survey among teachers and students from schools in the vicinity of an amazonian protected area" realizado em uma região com um alto índice de diversidade e próximo a uma das maiores áreas de floresta continua urbana, revelou a falta de conhecimento sobre espécies importantes que vivem  próximo a residências em Manaus. 

Segundo Dr. Igor Kaefer, um dos autores do trabalho, muitas políticas de conservação em países com florestas megadiversas negligenciam as comunidades humanas locais que vivem no entorno de áreas protegidas. Neste trabalho os autores investigaram a atitude e o conhecimento de professores e alunos em relação a escorpiões e sapos em uma região localizada entre uma reserva de floresta tropical e uma grande cidade amazônica. O objetivo foi identificar possíveis deficiências na educação ambiental e no nível de conhecimento sobre estes animais. Foram entrevistados estudantes de ambos os sexos com idade entre oito e 16 anos, representando quatro escolas na periferia de Manaus, Amazonas, Brasil. Respostas escritas relativas a experiências pessoais e conhecimentos sobre os animais foram coletadas de estudantes e professores. Os entrevistados mostraram mais atitudes negativas do que positivas em relação aos escorpiões e sapos. As atitudes em relação aos animais não se diferenciaram em relação ao gênero e sexo. A maioria dos estudantes retratou escorpiões e sapos como letais ou agressivos, tais concepções também foram registradas entre professores. O estudo identificou lacunas no conhecimento sobre a importância e sobre os aspectos biológicos e ecológicos de ambos os grupos. Associadas com aulas tradicionais, atividades educativas focadas na afinidade emocional dos alunos com os animais devem ser consideradas, pois elas podem ser eficazes em estratégias de conservação.

O trabalho é de autoria dos pesquisadores Emerson Pontes-da-Silva (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA), Maria Lúcia Tinoco Pacheco (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas-IFAM), Pedro Aurélio Costa Lima Pequeno  (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA) , Elizabeth Franklin  (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA) e Igor Luis Kaefer (Universidade Federal do Amazonas -UFAM).

O pdf do artigo está disponível no seguinte link https://ppbio.inpa.gov.br/sites/default/files/Pontes-da-Silva_etal_2016_... 

 

 

Texto: Igor Kaefer e Maria Aparecida de Freitas