O PPBio disponibiliza seu repositório de dados no DataONE

Os dados do PPBio-AmOc fazem parte do SiBBr (Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira) e, nesta terça feira, 17 de maio de 2016 o PPBio-AmOc torna-se o primeiro repositório de dados  Ecológicos da América do Sul a fazer parte do DataONE. A Rede de Dados de Observação da Terra (DataONE - Data Observation Network for Earth's foundation) é um sistema internacional para gestão e análise de dados científicos.

O DataONE é a base inovadora da ciência ambiental que está estruturada e distribuída de forma cibernética (cyberinfrastructure) e sustentável para atender às necessidades da ciência e da sociedade no acesso aberto, contínuo e seguro de dados robustos.

Apoiado pelo EUA National Science Foundation (Fase 1 Grant # ACI-0830944, a Fase 2 Grant # ACI-1.430.508) como um dos DataNets iniciais, o DataONE garantirá a preservação, acesso, utilização e reutilização em  várias escalas, interdisciplinares e multinacionais de dados científicos promovendo a interação do conhecimento.

A noticia também foi veiculada na pagina do DataONE. Para vê-la acesse link https://www.dataone.org/news/dataone-welcomes-its-first-south-american-member-node

texto: Maria Aparecida de Freitas.