Languages

Ações em infraestrutura facilitam a pesquisa de biodiversidade nos módulos NR Acre

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, inaugurou no dia 9/10/2015 a obra de revitalização da Fazenda Experimental Catuaba (FEC) http://www.ufac.br/portal/news/ufac-entrega-fazenda-experimental-do-catuaba-totalmente-revitalizada e no dia 23/10/2015 os serviços de revitalização da Reserva Florestal Humaitá (RFH) http://www.ufac.br/portal/news/reserva-florestal-humaita-e-totalmente-revitalizada .

Entre os serviços executados na Fazenda Experimental Catuaba estão a manutenção das duas casas existentes na área; reabertura de 3,6 quilômetros de ramal; manutenção de criadouros de animais e do mirante; instalação de 50 metros de bueiros; troca da roda d’água; pórtico de entrada; aquisição de 12 camas e colchões; aproximadamente 800 metros de cerca em alambrado e ripões; implantação de rede elétrica em toda a extensão do ramal com três transformadores de energia com capacidade de 15kva., localizada no município de Porto Acre. Foram investidos aproximadamente R$ 250 mil na revitalização da área. A obra é fruto de um compromisso da gestão superior com investimentos em ensino, pesquisa e extensão.

Já os serviços realizados na RFH incluíram a construção de uma casa de apoio com três quartos (equipadas com nove camas e colchões), redário, dois banheiros, uma dispensa e uma sala/cozinha; a reabertura de três quilômetros de ramal (com instalação de 40 metros de bueiros) e a construção de um pórtico de entrada. Foram adquiridos, ainda, uma antena parabólica, uma televisão de 42 polegadas, cinco ventiladores e um transformador de energia. A obra de revitalização nasceu do compromisso da administração superior com o Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN), desta forma será possível desenvolver diversas atividades de ensino e pesquisa.