Oficina de Ciência Cidadã. 14-15 fevereiro 2017

Sibbr Header

Agenda.

Em fevereiro de 2017, membros da equipe do PPBio na Amazônia Ocidental foram convidados a participar do Workshop de Cidadania de 2 dias em Brasília. O objetivo do workshop foi discutir questões-chave da ciência do cidadão brasileiro com o objetivo de criar uma base para um programa de ciências do cidadão SiBBr.

SiBBr Workshop Participants

Photo by :Natalia Pirani Ghilardi-Lopes

A ciência cidadã tem sido amplamente utilizada, especialmente na América do Norte e na Europa, e tem mostrado resultados importantes para a conservação da biodiversidade, tanto através de novas descobertas científicas quanto na implementação de políticas públicas. Esta parceria entre cientistas e cidadãos vai além da coleta e análise de dados, pois também promove o engajamento social e a conscientização das atividades científicas em geral.
 
A agenda para download (acima) detalha as atividades que ocorreram com mais detalhes, mas basicamente os dois dias consistiram em uma introdução geral aos procedimentos do dia, seguidos por apresentações organizadas por organizações científicas atuais. Estas apresentações foram seguidas de uma animada discussão relacionada com os desafios atuais e futuros enfrentados por esses projetos de ciências cidadãs e como esses desafios podem ser enfrentados e superados pelo SiBBr.
 
No final do workshop, as discussões voltaram-se para a necessidade de implementar o projeto científico cidadão do Sibbr a curto, médio e longo prazo.
 
No curto prazo, certamente haverá mais discussões sobre a maneira de avançar. Os projetos atuais de ciências cidadãs serão apoiados e divulgados de forma mais ampla e seu progresso monitorado cuidadosamente.
 
Abaixo estão links para mais informações sobre os projetos que foram representados na oficina.

Aetrapp Logo

Citizen Monitoring of Aedes Mosquito Populations

Onde Baleais e golphinos

Onde estão as Baleias e Golfinhos? (Where are the Whales and Dolphins?)

Ciencia_Cidada

Citizen Science Research Group

Texeus

 

WikiAves

 

eBird Brasil

 

Guardioes da Chapada

Texto: Tim Vincent