Dados sobre biodiversidade, novas ferramentas e serviços: UE BON apresenta resultados importantes na sua reunião final

O Encontro Final do UE BON serviu de plataforma para apresentar os principais resultados do projeto EU BON "Construção da Rede Europeia de Observação da Biodiversidade", que tem por objetivo promover o conhecimento da biodiversidade através da construção de um portal europeu para a informação sobre biodiversidade, integrando e harmonizando uma vasta gama de dados sobre biodiversidade.

Hospedado pelo Royal Belgian Institute of Natural Sciences em Bruxelas e no cenário deslumbrante de Botanic Garden in Meise, os parceiros da UE BON encontraram-se com as partes interessadas da investigação, da política europeia e da ciência do cidadão para conhecer os resultados e resultados do projecto e debater o futuro de uma Rede Europeia de Observação da Biodiversidade.

 

 

O UE BON representa um esforço conjunto de 31 parceiros de 15 países europeus, Israel, Filipinas, Brasil (parceiro INPA / PPBio EUBON esteve representado em Bruxelas por Tim Vincent) e mais de 30 parceiros associados. O projeto trabalhou no estabelecimento e adoção de novos padrões de dados, no desenvolvimento de ferramentas, na integração de técnicas avançadas para a análise de dados e no desenvolvimento de novas abordagens e estratégias para a futura monitorização e avaliação da biodiversidade.

Na Reunião Final os participantes tiveram a oportunidade de aprender e testar produtos e serviços desenvolvidos pelos membros do projeto durante o período 2012-2017. Estes incluem uma gama de ferramentas para análise de dados, como o GeoCAT - uma ferramenta que realiza rápida análise geoespacial para facilitar o processo de Red Listing Taxa e AquaMaps - um kit de ferramentas que modela a distribuição e faz previsões de onde as espécies aquáticas ocorrem naturalmente. Outro conjunto de ferramentas - o Kit de Ferramentas Integrado do GBIF e o ARPHA-BioDiv facilitam o processo de compartilhamento, integração e publicação de dados.

Dentre os serviços apresentados, destaca-se o Serviço de Informação Taxonômica Unificada da União Européia (UTIS), que permite a execução de uma pesquisa federada em várias listas de verificação taxonômicas européias por nome científico ou cadeias de nomes vernaculares. Estas incluem a infra-estrutura pan-europeia de directórios de espécies (EU-Nomen), o Sistema Europeu de Informação sobre a Natureza (EUNIS), o Catálogo da Vida, o Registro Mundial de Espécies Marinhas (WoRMS), o GBIF Checklist Bank eo Plazi Treatment Bank.

Todas estas aplicações web estão ligadas no âmbito do Portal Europeu da Biodiversidade BON, com contribuições altamente relevantes para os objectivos da Rede de Observação da Biodiversidade do Observatório da Terra (GEO BON). Além das ferramentas e do software aplicados, o portal serve também como uma biblioteca em linha para manuais, guidelines, factsheets, estudos de caso, recomendações da política e outros originais.

Saiba mais sobre essas ferramentas no Folheto Final.

Adaptado de um texto de: EUBON (http://www.eubon.eu/news/)