Rhynchonycteris naso

Rhynchonycteris naso

Morcegos adultos possuem comprimento corporal entre 4 e 5 cm, antebraço de 4 cm e peso de 4 g. Possuem focinho alongado e pontudo. A coloração do dorso é grisalha, a base dos pelos é marrom chocolate e as pontas esbranquiçadas. Uma caracter´sitica única desta espécie e usada para identificação são tufos de pelos ao longo da superfície dorsal dos antebraços. Os sacos glandulares estão ausentes. As colônias são formadas por poucos indivíduos que vivem em pequenos abrigos não compartilhados com outras espécies.

Os abrigos são encontrados geralmente sobre a água ou bem próximo, em bem iluminados como a superfície de rochas ou troncos pendentes, fendas de rochas, ocos de árvores ou grandes galhos.  

Estes morcegos forrageiam quase inteiramente sobre a água, voando lentamente por curtas distâncias de cerca de 3 m sobre a superfície da água. Alimentam-se de dípteros, besouros e tricópteros. O chamado é formado por um pulso de frequência quase constante, com uma cauda final e frequência máxima de 100 kHz.

Sua distribuição compreende a Colômbia, Ilha de Trinidade, Venezuela, Guianas, Equador, Brasil e leste do Peru e da Bolívia.

(clique na foto para ampliar)

Figura 1. Chamado de ecolocalização de Rhynchonyteris naso. A) Oscilograma dos pulsos acústicos; B) Espectograma de uma sequência de chamadas; C) Espectograma de força.