Pteronotus rubiginosus

Pteronotus rubiginosus

Uma das maiores espécies do gênero. Os adultos possuem comprimento corporal de 7 cm, antebraço de 6 cm e peso de 20 g. Têm coloração variando entre preto e marrom claro, podendo ser marrom-alaranjada com ventre mais pálido que o dorso. Morcegos desta espécie usam principalmente cavernas como abrigo e as colônias são bastante numerosas, onde podem co-ocorrer com outras espécies de morcegos das famílias Mormoopidae e Phyllostomidae. 

São encontrados em diferentes habitats preservados e antropizados, florestas tropicais úmidas e florestas áridas. Forrageiam em áreas mais fechadas da floresta e comem principalmente lepidópteros e coleópteros. Os pulsos de ecolocalização possui frequência constante de 55 kHz. São os únicos morcegos dos Neotropicos a determinarem a distância e posição da presa e de obstáculos em meio a vegetação pelo efeito Doppler.

Sua distribuição compreende o México, América Central, Grandes Antilhas e centro-norte da América do Sul. 

(clique na foto para ampliar)

Figura 1. Chamado de ecolocalização de Pteronotus rubiginosus. A) Oscilograma dos pulsos acústicos; B) Espectograma de um chamado; C) Espectograma de força. 

Obs. Como essa espécie mudou de Pteronotus parnellii para P. rubiginosus, no vídeo está escrito a nomenclatura antiga mas trata-se de Pteronotus rubiginosus.