Pteronotus personatus

Pteronotus personatus

Pteronotus personatus

O comprimento corporal dessa espécie varia de 45 a 55 mm e chega a pesar de 6,5 a 10 g. Pteronotus personatus é visivelmente distiguível dos outros Pteronotus que ocorrem em simpatria devido ao seu menor tamanho e pelas costas cobertas de pelos. A pelagem dorsal varia de marrom escuro a marrom avermelhado, até ocre. A pelagem ventral é mais pálida assim como na cabeça e nas costas.

Ocorre em florestas úmidas e secas tropicais e florestas de galeria. Sua ocorrência é provavelmente restrita a lugares que atinjam seus requirementos de abrigo e costuma ser encontrado em caverna em associação com outros mormopídeos.

Costumam forragear perto de corpos d’água e em vegetações densas de riachos. Seus chamados de ecolocalização consistem de curtos pulsos de frequência constante com frequência modulada. Os chamados são parecidos com um “Z preguiçoso” e geralmente a frequência máxima de energia (FME) é no segundo harmônico que a frequência final (EF) varia de 62-69 kHz.

A sua distribuição é de Nicaragua a Costa Rica e Panama até o nordeste e centro do Brasil, leste do Peru, nordeste da Bolivia, incluindo terras baixas da Colômbia, Venezuela, Guianas e Trinidad I.

 

 

 

 

 

Spectrogram Pteronotus Personatus

Figura 1. Chamado de ecolocalização de Pteronotus personatus. A) Oscilograma dos pulsos acústicos; B ) Espectograma de um chamado ecolocalização; C) Espectograma de força. 

Pteronotus personatus ultrasomPromops centralis metadata