Pteronotus gymnonotus

Pteronotus gymnonotus

Pteronotus gymnonotus

O comprimento do corpo destes morcegos podem variar de 5,5 a 6,9 cm, podendo pesar de 11 a 18 g. A pelagem dorsal é marrom-escura avermelhada, com o ventre mais claro. A cauda ultrapassa o uropatágio e as asas são unidas ao corpo na linha dorsal, dando a impressão de não possuir pelos nas costas.

Vivem em cavernas e frestas de rochas e árvores, formando colônias que podem atingir milhares de indivíduos. Além disso, podem conviver com outras espécies da mesma família como P. rubiginosus e P. personatus.

Forrageiam em áreas abertas e secas. Seu chamado é conhecido por possuir uma frequência constante (CF) com frequência modulada para baixo (Fmb), e é identificado pela frequência constante iniciar entre 55 a 60 kHz.

Sua distribuição compreende o nordeste da Colômbia, o noroeste da Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Brasil, Peru e oeste da Bolívia. Ocorre também no México e na América Central.

(clique na foto para ampliar)

 

 

 

 

FOTO DO ESPECTOGRAMA

 

Figura 1. Chamado de ecolocalização de Pteronotus gymnonotus. A) Oscilograma dos pulsos acústicos; B) Espectograma de uma sequência de chamadas; C) Espectograma de força.