Pteronotus alitonus

Pteronotus alitonus 

É um morcego de tamanho médio da família Mormoopidae, chegando a medir de 5,8 a 6,4 cm e pesando entre 20 e 26 g. Pode ser facilmente confundido com P. rubiginosus, para isso características do crânio e da dentição devem ser detalhadamente vistas (Pavan et al. 2018). A pelagem é densa e curta (6 mm), variando de marrom claro e marrom escuro a avermelhado.

Se conhece pouco sobre sua área de forrageio, mas sugere-se que vivem preferencialmente em áreas altamente obstruídas de vegetação já que não há registros de ocorrências em savanas e áreas cársticas da Amazônia.

Pteronotus alitonus possui longa frequência constante (CF) seguido por uma curta frequência modulada terminal para baixo (sinal CF-FM). A frequência máxima de energia (FME) tem uma média de 59 kHz, sendo uma característica facilmente distintiva de P. rubiginosus que emite frequências em média de 55kHz.

Ocorre mais em florestas primárias da Guiana, Suriname, Guiana Francesa e da Amazônia brasileira.

Referência: Pavan, Ana Carolina, Paulo E. D. Bobrowiec, and Alexandre Percequillo. 2018. “Geographic Variation in a South American Clade of Mormoopid Bats , Pteronotus ( Phyllodia ), with Description of a New Species.” Journal of Mammalogy (May):1–22.

FOTO DO ESPECTOGRAMA

Spectrogram P. alitonus

Figura 1. Chamado de ecolocalização de Pteronotus alitonus. A) Oscilograma dos pulsos acústicos; B) Espectograma de uma sequência de chamadas; C) Espectograma de força.