Promops centralis

Promops centralis

O comprimento do corpo varia de 56 a 95 mm, podendo pesar de 18 a 32 g. Essa espécie é a maior do gênero Promops. A pelagem dorsal é marrom avermelhada podendo ser marrom escura a preta com base dos pelos esbranquiçadas. O palato do Promops é altamente abobado comparado com o palato plano do seu gênero irmão Molossus.

Podem ser encontrados em florestas úmidas e secas, savannas, pastos e áreas urbanas. Podem viver perto de rios e reservatórios de águas artificais. Seus abrigos costumam ser buracos de árvores, árvores caidas e podem ficar embaixo de folhas de palmeiras e forros de casas.

Forragem em áreas abertas e são voadores rápidos, seus chamados de ecolocalização possuem dois pulsos alternados. O pulso baixo tem final da frequência (EF) de 28 kHz e o pulso alto (que geralmente não aparece nos espectogramas) tem final de frequência (EF) de 30 kHz. Podem ser confundidos com Molossops, mas o EF do pulso baixo de Promops são mais baixos que 40 kHz.

São parcialmente distribuídos do México da América central a América do Sul, na Colômbia, Venezuela, Guyana, Suriname, Guiana Francesa, Equador, norte do Brasil, Peru, Bolivia, Paraguay e norte da Argentina, também em Trinidad I.

Espectograma Promops Centralis.jpg

Figura 1. Chamado de ecolocalização de Promops centralis. A) Oscilograma dos pulsos acústicos; B ) Espectograma de um chamado ecolocalização; C) Espectograma de força. 

Molossus II ultrasom