Peropteryx trinitatis

Peropteryx trinitatisPeropteryx trinitatis

O tamanho corporal é 45-46 mm e o peso pode variar de 3 a 8 g. Peropteryx trinitatis é sexualmente dimórfico no tamanho corporal e nas medidas de crânio, sendo as fêmeas maiores que os machos. A pelagem dorsal é uniformimente marrom escura a avermelhada, o ventre é marrom claro com tons de vermelho.

Vivem em florestas tropicais e subtropicais, campos, savanas, áreas áridas e de arbustos, pastos, jardins, pântanos e desertos. Eles se abrigam em ocos de árvores, em árvores caídas no chão, entradas de cavernas, fendas de rochas e bancos pendentes.

Seus chamados de ecolocalização possuem apenas um pulso com frequência quase constante (QCF) com formato convexo para baixo e com duas frequências moduladas (FM). A frequência máxima de energia (FME) é entre 42-44 kHz.

Sua distribuição compreende parte da Venezuela, Guianas, norte e centro do Brasil, e também no Caribe (Aruba, Margarita, Trinidad e Tobago).

 

Espectograma Peropteryx

Figura 1. Chamado de ecolocalização de Peropteryx trinitatis. A) Oscilograma dos pulsos acústicos; B ) Espectograma de um chamado ecolocalização; C) Espectograma de força. 

Molossus II ultrasom