Eptisecus sp.

Eptisecus brasiliensis

Como foi registrado na Amazônia brasileira, há possibilidade de ser 3 espécies de Eptisecus: E. brasiliensis, E. chiriquinus e E. furinalis. Este gênero compreende geralmente morcegos de tamanho pequeno a médio, Eptesicus furinalis mede em média 5,4 cm e pesa em média 8,5 g. O E. brasiliensis mede de 5,5 a 6,2 mm e pesa de 7 a 10 g, já o E. chiriquinus pode chegar a ser maior do que os outros com podendo chegar a 6,9 cm e pesar até 13 g. Eptesicus furinalis tem pelagem dorsal castanho-escura, E. brasiliensis tem pelagem dorsal variando entre castanho-escura e castanho-avermelhada já o E. chiriquinus pode ter pelagem enegrecida. O uropotágio de todas as espécies são bem desenvolvidas formando um V bem definido.

Vivem em florestas primárias, áreas abertas e E. brasiliensis e E. furinalis pode ser encontrado próximos a áreas urbanas ou em edificações humanas. Parecem forragear preferencialmente em espaços abertos e abrigam-se em árvores ocas, fendas em rochas e cavernas. O pulso inicial do chamado é de frequência modulada, mas pode ter uma considerável parte de frequência quase constante, a frequência final costuma ser maior do que 45 kHz.

Eptesicus furinalis e E. brasiliensis ocorrem em praticamente todo o Brasil. Eptesicus furinalis já foi registrado na Colômbia, Venezuela, Guianas, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina, também pode ser encontrado na América Central. Eptesicus brasiliensis é encontrado na Trinidade e Tobago, na Colômbia, Venezuela, Guianas, sul do Suriname ao Equador, Peru e Paraguai até o nordeste da Argentina, também pode ser encontrado no México. Eptesicus chiriquinus ocorre apenas em áreas baixas da Colômbia, Venezuela, Guainas, leste do Equador, Peru, Bolívia e México, no Brasil encontra-se apenas na Amazônia.

(clique na foto para ampliar)

 

 

Spectrogram Eptisecus
 
Figura 1. Chamado de ecolocalização de Eptisecus sp. A) Oscilograma dos pulsos acústicos; B) Espectograma de uma sequência de chamadas; C) Espectograma de força.