Emballonuridae II

Centronycteris maximiliani

Os adultos possuem comprimento corporal de 6 cm, antebraço de 4,5 cm e peso de 15 g. A pelagem dorsal é longa de coloração amarelo-acastanhada e não apresenta listras dorsais. Não possuem sacos odoríferos próximo ao antebraço. Normalmente são encontrados em ocos de árvores.

Esta espécie possui voo lento e altamente manobrável. Podem ser encontrados forrageando em uma variedade de habitats em florestas primárias ou alteradas. O chamado é formado por um pulso curto, de frequência quase constante, com uma cauda final onde a frequência diminui. A frequência média do pulso é de 40 kHz.

Sua distribuição compreende, na América do Sul, a Colômbia, Venezuela e Guianas. Também está presente no Peru, além da bacia Amazônica e floresta Atlântica brasileira.

 

Centronycteris centralis

Pouco se conhece a respeito dessa espécie. Os adultos apresentam comprimento corporal de 5 cm, antebraço de 4,5 cm e peso de 5,5 g. Não possuem sacos odoríferos próximo ao antebraço. Apresentam pelagem marrom-amarelada. Normalmente usam ocos e troncos de árvores como abrigo.

Este morcego é encontrado sempre em áreas bem preservadas. O voo é lento e altamente manobrável, provavelmente alimentam-se de insetos que apresentam voo lento. O chamado é formado por um pulso curto, de frequência quase constante, com uma cauda final onde a frequência diminui. A frequência média do pulso é de 40 kHz.

A distribuição é conhecida para a Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e ocorre também no sul do México e sudeste do Panamá.

(Clique na imagem para ampliar)

Figura 1. Chamado de ecolocalização de Emballonuridae II (Centronycteris maximiliani e Centronycteris centralis). A) Oscilograma dos pulsos acústicos; B) Espectograma de um chamado; C) Espectograma de força.