Sobre o Manual

Mar. 24, 2017

Índice

Sobre o Manual

          O Manual de Barros-Battesti (et al. 2006) é atualmente o livro mais completo e atualizado do Brasil sobre Carrapatos Ixodídeos Neotropicais. Apresenta um conteúdo fundamental para quem pretende formar alunos de graduação e pós-graduação para a identificação das espécies e para subsidiar várias áreas de pesquisas nas áreas de taxonomia de carrapatos, relação entre carrapatos e hospedeiros, transmissão de patógenos por carrapatos, dentre outras.
 
          No que diz respeito a identificação de carrapatos o manual apresenta chaves para gêneros e espécies das duas famílias de carrapatos: Argasidae e Ixodidae. A grande maioria das chaves são bem ilustradas com fotos em microscopia eletrônica de varredura e microscopia ótica.
 
          Portanto, o intuito não foi o de fazer um novo manual e sim melhorar a compreensão dos caracteres taxonômicos das espécies que coletamos. 
 
          No que diz respeito a família Ixodidae o manual traz uma chave dicotômica ilustrada para machos e fêmeas da maioria das espécies que ocorrem no Brasil facilitando bastante sua identificação. Entretanto, alguns caracteres exigidos nas chaves muitas vezes são pouco visíveis uma vez que, para cada espécie, ele apresenta “apenas” 4 fotos (1 ventral e 1 dorsal para machos e fêmeas) por espécie, dificultando uma melhor visualização deles.
 
          Por isso, utilizando-se de uma Microscópio Estereoscópico Binocular Olympus SZX12 (Gentilmente doado pelo Professor Doutor Marcelo Gordo do Laboratório de Ecologia da UFAM) e uma Câmera Digital AmScope MU300 - 5 MP (compra pessoal) acoplada a ela e com o auxílio de iluminação incidente adaptada, foram feitas quase 1.900 imagens das quais pouco mais de 200 foram selecionadas para a ilustração deste manual.
 
          Foram organizadas, em média, 6 imagens para os machos e 6 para as fêmeas totalizando (em média)  12 imagens por espécie com o objetivo de melhorar sensivelmente a compreensão dos caracteres essenciais e facilitar a identificação das espécies de carrapatos ixodídeos.
 
          Os caracteres registrados nas imagens foram baseados, em sua maior parte, nas chaves dicotômicas encontradas no manual de Barros-Battesti et al. (2006) bem como, todas as terminologias empregadas para nomeá-los.