Carrapatos Ixodídeos – Informações Gerais

Abr 10, 2017

Índice

Carrapatos Ixodídeos – Informações Gerais

          Os carrapatos são um grupo de quelicerados (Arthropoda, Chelicerata) relativamente bem conhecidos pelas pessoas do nosso país. As pessoas que já tiveram (ou ainda tem) contato com a vida na zona rural, região com floresta tropical e regiões de cerrado, por exemplo, provavelmente já tiveram contato com os “mucuins” ou “micuins” (os dois nomes são válidos). Os mucuins nada mais são do que larvas de ninfas de carrapatos que eclodiram recentemente dos ovos que as fêmeas depositaram no ambiente e estão à procura de hospedeiros vertebrados para realizar a hematofagia (sugar sangue). 

         Isso ocorre porque todos os carrapatos são hematófagos (com exceção de algumas espécies que podem se alimentar de hemolinfa) durante todo o seu desenvolvimento biológico. Esse fato, dentre outros, os diferencia dos ácaros que ultrapassam 30.000 espécies e que ocorrem em praticamente todos os ecossistemas no nosso planeta.
 
          O fato de serem hematófagos faz dos carrapatos um grupo importante devido as lesões que provocam na pele dos seus hospedeiros e como vetores biológicos de vários patógenos. Isso acontece porque apesar de algumas espécies apresentarem uma certa especificidade com o seu hospedeiro e se mantiverem em apenas um hospedeiro durante a vida, ciclo monoxeno, muitas espécies apresentam ciclo triaxeno, ou seja, podem fazer hematofagia em três ou mais espécies de vertebrados completamente diferentes, incluindo o homem, durante o seu ciclo de vida e assim potencializam a sua capacidade vetora. Para alguns pesquisadores, eles ficam em 2º lugar no número de doenças transmitidas perdendo apenas para os mosquitos quando se trata de transmissão de doença para humanos e estão em 1º lugar na transmissão de doenças de animais silvestres e domésticos com grande potencial zoonótico. São capazes de transmitir vírus, bactérias e protistas (Goodman, et al. 2005)
 
          Todos os carrapatos estão dentro da Ordem Acari, Subordem Ixodida (Krents, 2009). E dentro dela ocorrem apenas três famílias: Nuttalliellidae, Argasidae e Ixodidae.
 
          A família Nuttalliellidae é uma família monogenérica e monoespecífica representada somente pela espécie Nuttalliella namaqua. Esta espécie, encontrada pela primeira vez por Bedford (1931) na região do Deserto de Namaqualand que se localiza entre a Namíbia e a África do Sul e está restrita a África. Ela foi recentemente coletada na mesma região e foram descritos o estágios imaturos e adultos de machos e fêmeas da espécie (Latif et al. 2012).
 
          A família Argasidae, é a segunda mais numerosa dentre os carrapatos. É composta por 200 espécies distribuídas em vários gêneros e encontrados em vários continentes. Destas 87 são encontradas na Região Neotropical. No Brasil, são conhecidas 21 espécies que são encontrados em uma grande variedade de vertebrados (Barros-Battesti et al. 2013)
 
A família Ixodidae é a mais numerosa dentre elas com 720 espécies conhecidas no mundo. Ela é composta por 14 gêneros (Bowman & Nuttall, 2008) dentre os quais somente 5 são encontrados na Região Neotropical: Amblyomma, Ixodes, Dermacentor, Rhipicephalus e Haemaphysalis.