Languages

I Simpósio

Entre os dias 18 e 20 de outubro de 2010 aconteceu em Boa Vista – RR o I Simpósio CENBAM-PPBio Amazônia Ocidental

I Simposio

O evento reuniu coordenadores e representantes de Núcleos Regionais da Amazônia ocidental e do Núcleo Executor Manaus e contou com a presença de mais de 150 participantes entre pesquisadores, avaliadores do CENBAM, representantes do Ministério de Ciência e Tecnologia, professores e alunos de graduação, pós-graduação e de 9 instituições.

Durante as três manhãs do simpósio, representantes de cada núcleo do CENBAM (Acre, Amapa, Coari-AM, Manaus-AM, Mato Grosso, Rondônia, Roraima) apresentaram um panorama do que está sendo feito, os principais progressos nos últimos anos e os avanços na pesquisa e na infra-estrutura alcançados até o momento. Também foram discutidas com os avaliadores e representantes do MCT propostas para acelerar o processo de produção científica e quebrar os gargalos que dificultam a integração entre pesquisadores na região.

Durante as tardes do evento, os participantes do CENBAM/PPBio se dividiram em grupos de trabalho com os temas: meio físico, flora, fauna, biodiversidade e ecosssitemas, genética e bioprospecção e coleções. Durante a atividade, foi realizado um levantamento da situação dos núcleos e discutidos pontos críticos no estabelecimento de parcerias, visando a compatibilização entre protocolos de coleta e a integração dos pesquisadores a fim de alcançar resultados com impacto proporcionais à escala amazônica.

Um documento síntese contendo as considerações e demandas dos grupos está sendo elaborado e será disponibilizado em breve.

Muitos avanços foram feitos e o encontro foi determinante para o planejamento das atividades a serem realizadas nos próximos anos. Uma atmosfera leve, mas de forte profissionalismo marcou o encontro e foi determinante para que este fosse produtivo. Ficou clara a relevância desse tipo de evento para as atividades do PPBio e CENBAM. O próximo simpósio está previsto para outubro de 2011 em Rio Branco, Acre.

Acesse aqui:

Chamada do I Simpósio.

Apresentações:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Veja as fotos do evento no álbum online PPBio/CENBAM.