Languages

Terceira etapa do projeto com pequenos mamíferos é realizada no Acre

O Programa de pesquisa em Biodiversidade (PPBio) do Núcleo Regional do Acre e parceiros do Instituto Federal do Acre (IFAC) e Instituto Oswaldo Cruz (IOC) realizaram entre os dias 20 e 26 de junho de 2015 mais uma amostragem de pequenos mamíferos no módulo RAPELD da Reserva Florestal Humaitá.

A parceria que se iniciou em 2013 já rende bons resultados. Com um esforço de amostragem de 2700 armadilhas-noite já foram capturados mais de 150 indivíduos no módulo de pesquisa da Reserva Florestal Humaitá.
 
 Instalação de armadilhas Sherman.
 
Tais números já tornam o projeto da parceria o segundo maior para o estado e o mais importante da década no que diz respeito a pequenos mamíferos não voadores no Acre. Além do levantamento da biodiversidade, o projeto busca avaliar as condições sanitárias dos animais capturados estudando a incidência de zoonoses sobre roedores.
 
 
 

A pesquisa é realizada por bolsistas do PPBio núcleo Acre, professores e profissionais do IFAC e IOC, além de compor uma tese de doutorado do programa de Biodiversidade e Saúde do IOC e projetos de iniciação científica do IFAC.

A parceria também visa o treinamento de alunos da Universidade Federal do Acre e do Instituto Federal do Acre, com o intuito de dar continuidade a estudos futuros.