Languages

Vaga para doutorado na Pós-Graduação em Ecologia do INPA

O PPG-Ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA procura um candidato para fazer seu doutorado ligado ao seguinte projeto:

PROJETO: AVALIANDO A EFETIVIDADE DE ÁREAS PROTEGIDAS NA AMAZÔNIA ORIENTAL: UMA COMBINAÇÃO ENTRE SENSORIAMENTO REMOTO E DADOS DE CAMPO 
 
LOCAL DO PROJETO: 5 Unidades de Conservação do Amapá (AP)
 
BIOMA: Amazônia
 
ORIENTADOR: Dra. Fernanda Michalski (UNIFAP e PPG-ECO/INPA)
 
TÉCNICAS DE CAMPO REQUERIDAS: entrevistas com moradores, mapeamento de perturbações crípticas em campo (i.e., fogo rasteiro, pequenas lavouras, caça de subsistência, corte seletivo de pequeno porte). 
 
TÉCNICAS DE LABORATÓRIO: Sensoriamento Remoto, Sistema de Informação Geográfica.
 
OBJETIVO GERAL
Combinar técnicas de sensoriamento remoto convencional e dados obtidos na literatura e em campo para mapear e quantificar perturbações detectáveis e crípticas como diagnóstico da eficiência das Áreas Protegidas no Estado do Amapá, construindo modelos preditivos com base em métricas de paisagem e densidade populacional que possam ser aplicados em outras regiões tropicais.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Mapear e quantificar perturbações com base em sensoriamento remoto convencional em todas as áreas protegidas no Amapá (i.e., Unidades de Conservação e Terras Indígenas).
2. Identificar, quantificar e mapear perturbações crípticas com base em dados obtidos em literatura e em campo e relacionar sua ocorrência e intensidade com métricas de paisagem e de densidade populacional nas áreas estudadas.
3. Desenvolver modelos preditivos que possam ser aplicados em outras áreas protegidas em regiões de florestas tropicais para prever a probabilidade de co-ocorrência de perturbações detectáveis e crípticas.
 
PERFIL DO CANDIDATO:
1) Facilidade de comunicação e facilidade de socialização;
2) Desejável experiência em identificação de vertebrados de médio e grande porte (com ênfase em mamíferos e aves);
3) Experiência de campo em florestas tropicais;
4) Experiência com SIG software (e.g. ArcGIS), especialmente com classificação de imagens Landsat, CBERS;
5) Desejável experiência em realizar modelagens em SIG;
 
O doutorando ficará baseado em Macapá – AP durante boa parte do curso acadêmico. 
 
O processo de seleção será dividido em três fases:
 
FASE 1: 
Interessados devem enviar link do curriculo Lattes para o email <fmichalski@unifap.br> até 01 de Agosto de 2012.
 
Candidatos que não receberem contato por email até 14 de Agosto de 2012 não entraram na lista de pré-seleção. 
 
FASE 2:
Os candidatos da lista de pré-seleção serão contactados por email até 14 de Agosto de 2012 para agendamento de entrevista através do Skype. Entrevistas serão agendadas entre 15 e 30 de Agosto de 2012. 
 
O resultado final da pré-seleção será divulgado por email até a data limite de 15 de Setembro de 2012.
 
FASE 3:
O candidato pré-selecionado deverá entrar com processo de candidatura ao doutorado no PPG-Ecologia do INPA, apresentando a documentação regulamentar requerida. 
 
Note-se que, entre outros documentos, devem ser apresentados para candidatura ao doutorado: 
 
(a) projeto de tese (a ser submetido a avaliação por banca)
 
(b) comprovante de artigo publicado, aceito ou em revisão em periódico com nível mínimo Qualis B3 CAPES-Biodiversidade, que tenha o candidato como primeiro autor (em caso de que o candidato tenha título de mestre) ou comprovante de artigo publicado ou aceito em periódico listado no JCR/SCI que tenha o candidato como primeiro autor (em caso de que não tenha título de mestre).