A reportagem foi exibida no dia 21/04/2012 e buscou entender o porquê da "Megadiversidade" encontrada no local. Para isso, a equipe registrou atividades de pesquisa no rio Anauá, coletas de plantas em terra firme, visualização de aves e uso de armadilhas para registro de mamíferos.
O INPA e o PPBio/CENBAM estiveram presentes na filmagem, com a participação de alunos de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Botânica da instituição coletando plantas no Parque, dentre eles Clóvis Azambuja, que atualmente é bolsista de gestão de dados do NEx Manaus. Os alunos de Botânica do INPA estão produzindo tratamentos taxonômicos de algumas famílias de fanerógamas tendo o Parque como local de estudo. Os estudos são financiados pelo PNADB/CAPES - Programa Nacional de Apoio e Desenvolvimento da Botânica. O PARNA do Viruá localiza-se no município de Caracaraí, Roraima, e engloba ecossistemas representativos de Campinaranas, fitofisionomias marcantes no Domínio Amazônico, constituídas por mosaicos de vegetação sobre solos de areia branca. Uma grade do PPBio está instalada na área desde 2006.
Nos últimos anos, esta Unidade de Conservação se consolidou como um importante pólo de pesquisa no país, sendo no ano de 2008 a mais visitada na Região Norte e a quarta do país.
O resultado da reportagem pode ser conferido aqui:
O texto pode ser visualizado aqui: