- Português
- English
O Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) convidou professores e bibliotecários da rede pública de escolas de Manaus para participar de uma palestra sobre os guias de identificação de espécies que o programa produziu recentemente. Esse tipo de material é muito importante para aproximar as pessoas da natureza, pois traz informações bastante aprofundadas sobre alguns grupos que compõe parte dos ecossistemas da Amazônia. O evento aconteceu no auditório da reitoria da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e contou com a participação das pesquisadoras Flávia Costa e Albertina Lima, ambas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e de mais de 100 professores de escolas públicas do ensino médio.
A Dra. Flávia Costa apresentou um panorama sobre os guias de identificação de espécies.
Foram doados 4 guias de identificação de espécies amazônicas, sobre sapos, lagartos, samambaias e marantáceas. Após uma breve introdução sobre a proposta didática dos guias, a Dra. Albertina Lima apresentou o Guia de Sapos da Reserva Ducke e o Guia de Lagartos da Reserva Ducke. Os sapos e lagartos despertaram a curiosidade dos professores e muitos perguntaram com entusiasmo algumas dúvidas para a pesquisadora, que há muitos anos trabalha com esse grupo de animais. Em seguida, A Dra. Flávia Costa apresentou o Guia de Samambaias da Rebio Uatumã e o Guia de Marantaceas da Rebio Uatumã e da Reserva Ducke.
A Dra. Albertina Lima falou sobre os sapos e lagartos da Reserva Ducke.
O material foi organizado em kits que continham dois guias impressos e dois CDs que contém versões digitais em PDF dos guias de marantáceas e de sapos e também um livro sobre a Reserva Ducke. Ao final da apresentação, foi formada uma fila para o recebimento dos kits, mediante o preenchimento de um termo de responsabilidade para levar os guias às escolas e bibliotecas.
Participantes se organizam para receber os guias.
Alguns parceiros foram fundamentais para a realização do evento, como a UEA que gentilmente disponibilizou o auditório da reitoria e a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC) que foi muito competente na convocação dos professores e bibliotecários. Agora, com os guias em mãos, esperamos que os alunos aproveitem todo esse conhecimento construído ao longo de vários anos de pesquisa.
Ao saber mais sobre a proposta, os professores poderão usar melhor os guias para educar seus alunos.
Crédito das imagens: Flávia Pezzini
Receba o Informativo PPBio.