Vespertilionidae II

Lasiurus blosevillii

Os adultos possuem comprimento corporal de 9 cm, antebraço de 4 cm e peso de 8 g. A coloração dos pelos dorsais são pardo-avermelhada, com ventre em tons de amarelo e face ferrugínea.

Morcegos desta espécie abrigam-se principalmente na folhagem de árvores e arbustos densos. Ocasionalmente podem utilizar cavernas como abrigo. Podem ser encontrados indivíduos solitários ou em colônias.

Forrageiam em florestas úmidas, usando desde o dossel da floresta até alturas próximas do solo. Alimentam-se principalmente de lepidópteros. Os pulsos de chamado são únicos, de frequência modular e frequência final maior que 40 kHz.

Sua distribuição compreende as ilhas de Trinidade e Tobago e, com exceção do Chile, todos os países da América do Sul. Também tem registros para o sul da Colúmbia Britânica, Canadá, sudoeste dos Estados Unidos e América Central.                             

 

Rhogeessa io

Morcegos adultos possuem antebraço de 3 cm e peso de 4 g. Os pelos do dorso posseum base amarelo-pálida tendendo a cinza e as pontas marrom-acinzentadas, com ventre mais brilhante.

Não se tem certeza sobre o local onde as colônias dessa espécie se abrigam, mas acredita-se que seja em ocos de árvores. Podem formar colônias grandes.

Esses morcegos são normalmente registrados forrageando em trilhas no interior de florestas preservados ou decíduas, sobre córregos e poças d'água ou em clareiras. Podem estar presentes em florestas alteradas. Forrageiam a poucos metros acima do solo, com rotas de caça pré-estabelecidas. Os pulsos de chamado são únicos, de frequência modular e frequência final maior que 40 kHz.

Na América do Sul sua distribuição inclui a Colômbia e Venezuela, além de registros isolados para Guiana, Suriname, Brasil, Bolívia e Equador. Na América Central é encontrada do norte do Panamá ao leste da Nicarágua.

(clique na foto para ampliar)

Figura 1. Chamado de ecolocalização de Vespertilionidae II (Lasiurus blossevillii e Rhoogeesa io). A) Oscilograma dos pulsos acústicos. B) Espectograma de uma sequência de chamados. C) Espectograma de forças.