Cormura brevirostris

Cormura brevirostris

Morcegos adultos apresentam comprimento corporal de 5 cm, antebraço de 4,5 cm e peso de 9 g. A coloração dorsal varia entre marrom claro e preto, sem listras longitudinais. O ventre é mais pálido que o dorso. Apresentam sacos odoríferos alongados na parte anterior do antebraço. Os abrigos são normalmente ocos de árvores. Vivem solitários.

Estão associados a ambientes úmidos com cursos d'água em florestas contínuas. Forrageiam ao longo de todo o estrato vertical da floresta, desde o dossel até o nível do solo. O chamado é formado por três pulsos de frequência quase constante. A frequência média de cada pulso é crescente, sendo o primeiro próximo a 25 kHz, o segundo a 28 kHz e o terceiro a 30 kHz.

Sua distribuição compreende a América Central (do sudeste da Nicarágua ao Panamá) e a América do Sul (Colômbia, Venezuela, Guianas, Equador, Peru e Brasil).

(clique na imagem para ampliar)

Figura 1. Chamado de ecolocalização de Cormura brevirostris. A) Oscilograma dos pulsos acústicos; B) Espectograma de uma sequência de chamadas; C) Espectograma de força.