Planning of biodiversity surveys and monitoring of ecosystem processes for scientific inclusion of rural communities along BR 319 in the state of Amazonas, PRONEX FAPEAM / CNPq.
Research on biodiversity in the BR-319 region has been under development since 2000, initially with the support of CNPq, and since 2004 through the project "Study of the beta diversity of a plant community along the Purus-Madeira interflow determine priority areas for conservation ", aid 542/2004 of FAPEAM. During this period, contacts were made with local residents, who gave us shelter during field trips. Residents and students from the region were trained to assist in various types of biodiversity surveys.
O projeto PRONEX FAPEAM/CNPq propõe módulos de amostragem seguindo as diretrizes do Programa de Pesquisas em Biodiversidade – PPBio criado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia – MCT para aumentar a eficiência de estudos de monitoramento de biodiversidade e criar laços entre os pesquisadores, os setores produtivos, e as pessoas locais que devem ser os usuários da biodiversidade. Com recursos anteiores, foram instaladas 4 unidades piloto de amostragem, entre os km 83 e 260 (
veja em módulos BR-319) que geraram dados preliminares para o planejamento do PRONEX. O PRONEX tem por objetivo instalar 11 módulos (
ver ilustração) para pesquisa da biodiversidade ao longo de toda a BR-319. Cada módulo será formado por um conjunto padronizado de trilhas associadas a parcelas terrestres uniformemente distribuídas e parcelas ripárias e aquáticas associadas aos igarapés que cortam as trilhas (
ver em modular). Nos módulos serão conduzidos inventários da biodiversidade, acompanhamento do crescimento e mortalidade de árvores, estudos da dinâmica populacional de espécies de interesse, cadéia trófica e estudos da hidrologia e emissão de gases. Estes estudos permitirão entender:
1) a distribuição da biodiversidade, para planejar a conservação;
2) os estoques de carbono, e portanto determinar o valor dos créditos de carbono pela manutenção da floresta;
3) distribuição, abundancia e dinâmica de espécies de interesse comercial, para as atividades de bioprospecção e para determinar as estratégias de manejo;
4) entender o funcionamento do ecossistema, para entender e amenizar impactos decorrentes do uso da terra.
O envolvimento com a comunidade se dera em vários níveis, sendo o principal deles o de capacitação. Esta ocorrerá através de cursos formais, p. ex. de identificação de espécies, de técnicas de medição de árvores, etc., e do contato e trabalho em conjunto com os pesquisadores e estudantes. Pretende-se que cada comunidade residindo próxima a um sítio de pesquisa seja responsável pela manutenção deste sítio, o que garantirá renda, e a inclusãoda comunidade nas discussões sobre as decisões de uso e conservação da floresta. A manutenção dos sítios de pesquisa envolve atividades de fluxo contínuo, como medidas de crescimento, coleta de água, coleta de gases, etc, e portanto, pretendemos conseguir que o programa Bolsa Floresta do governo do estado beneficie as comunidades envolvidas no projeto, como forma de retribuição pelo serviço em prol da conservação. Estudantes de graduação e pós-graduação estiveram ligados ao projeto desde a fase pioneira, e foram responsáveis por várias pesquisas já finalizadas, sobre sapos (Graziela M Biavati): Aspectos da biologia e da dinâmica populacional em cinco espécies de dendrobatídeos (Amphibia:Anura) na Amazônia Central. 2006. Dissertação de mestrado (Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), jacarés (Robinson Botero). Padrões de Movimento, Uso de Microhábitat e Dieta do Jacaré-Paguá, Paleosuchus palpebrosus (Crocodilia: Alligatoridae), em uma Floresta de Paleovárzea ao Sul do Rio Solimões, Amazônia Central, Brasil). 2007. Dissertação de mestrado (Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), ervas, arbustos e palmeiras. Estes estudantes junto com seus orientadores não apenas executaram seus projetos, mas treinaram moradores locais em várias técnicas para estudo da biodiversidade. No PRONEX aprovado, pretendemos continuar com o mesmo tipo de atividades.