Theses in Progress

Updated in 19/05/2021


  1. Alexander Tamanini Mônico. Integrando fatores históricos e ecológicos na diversificação de dois complexos de espécies do gênero Pristimantis (Anura, Craugastoridae, Ceuthomantinae) na Amazônia.. Início: 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ecologia - INPA) - Programa de Pós-Graduação em Ecologia - INPA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientadora: Albertina Pimentel Lima.
  2. Amanda Batista da Silva Oliveira. Estrutura funcional de assembleias de formigas associados a ecossistemas arenícolas na Amazônia. Início: 2019. Tese (Doutorado em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação deAperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Fabrício Beggiato Baccaro.
  3. Ana Cristina da Silva Utta. Efeitos da fragmentação de hábitat sobre a diversidade taxonômica e funcional de assembleia deOrganização de formigas (Hymenoptera: Formicidae) de solo e vegetação na Floresta Amazônica brasileira. Início: 2019. Tese (Doutorado emBiologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de NívelSuperior. Orientador: Fabrício Beggiato Baccaro.
  4. Cláudio Rabelo dos Santos Neto. Resposta ecológica, funcional e comportamental de assembleias submetidas à adição denutrientes no solo em uma floresta na Amazônia Central. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia)) -Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Fabrício Beggiato Baccaro.
  5. Diego Rodrigues Guilherme.  Padrões filogenéticos e funcionais como modelos para entender a coexistência entre espécies e avaliação da relação traço-ambiente com experimento em laboratório em assembléias de formigas de solo. Início: 2019. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientadora: Elizabeth Franklin Chilson.
  6. Edher Checa Cordoba. Coordenação de características funcionais dos orgãos abaixo e acima do solo e seu efeito na performance de árvores distribuídos em um gradiente hidrológico na Amazônia Central. Início: 2020. Tese (Doutorado emBiologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas.Orientadora: Flávia Regina Capellotto Costa..
  7. Elmo Pereira da Silva. "Uma questão de tamanho: O tamanho corporal de camarões de riachos amazônicos afeta  suas preferências ecológicas, épocas de atividade reprodutiva e similaridade genética?" Início: 2019. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Ernest Magnusson. A question of size: Does the body size of Amazonian stream shrimp allow for their ecological choices, times of reproductive activity and genetic similarity?
  8. Erick Jonathan Lavado Esteban. A importância das condições hidrológicas locais para a produtividade da floresta naAmazônia Central. Início: 2020. Tese (Doutorado em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientadora: Flávia Regina Capellotto Costa.
  9. Franciele Cristina de Souza. Relação simbiótica e parasitismo em girinos de quatro espécies de anfíbios anuros na Amazônia Central. Início: 2020. Tese (Doutorado em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Igor Luis Kaefer.
  10. Gabriela Farias Maia. Diversificação evolutiva e limites entre espécies de Allobates (Anura: Aromobatidae) na Amazônia: Uma abordagem integrativa. Início: 2017. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Igor Luis Kaefer.
  11. Gilson de Souza Ferreira Neto. Impacto das alterações ambientais na diversidade e biomassa de mamíferos não voadores eno funcionamento ecossistêmico em ilhas fluviais na Amazônia Central. Início: 2019. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) -Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Fabrício Beggiato Baccaro.
  12. Grace Anne Coelho Ferreira. Dinâmica temporal-funcional da rede de interações dos visitantes florais de camu-camu (Myrciaria dubia McVaugh) e valoração econômica da polinização. Início: 2020. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientadora: Juliana Hipólito de Sousa.
  13. Graciele de Barros. Influência de fatores ambientais sobre a composição funcional da comunidade de invertebrados aquáticos da Bacia do Alto Paraguai. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Domingos de Jesus Rodrigues. Influence of environmental factors on the functional composition of the aquatic invertebrate community in the Upper Paraguay Basin.
  14. Guilherme Alves Marques. Filogenia e taxonomia de Pseudophilothrips JOHANSEN, 1979 e Liothrips UZEL, 1895 da região neotropical (THYSANOPTERA: PHLAEOTHRIPIDAE, PHLAEOTHRIPINAE). Início: 2018. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientadora: Elizabeth Franklin Chilson.
  15. Guilherme de Azambuja. Determinação da resposta biológica de girinos do gênero Leptodactylus na presença do inseticida acefato em diferentes temperaturas. Início: 2021. Tese (Doutorado em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Igor Luis Kaefer.
  16. Herbert de Oliveira Barbosa Duarte. Arquipélago de Maracá-Jipioca, um criadouro natural para a onça pintada?. Início:2019. Tese (Doutorado em Biodiversidade Tropical) - Universidade Federal do Amapá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: José Julio de Toledo.
  17. Igor Rechetnicow Alves Sant Anna. Utilização de indicadores e índices ecossistêmicos para avaliar a pesca de pequena escala com dados limitados no rio Madeira, RO. Início: 2018. Tese (Doutorado em Programa de Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Carolina Rodrigues da Costa Doria.
  18. Isabela Freitas Oliveira. O papel de eventos biogeográficos e traços morfológicos na diversificação de borboletas frugívoras neotropicais. Início: 2018. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação deAmparo a Pesquisa do Amazonas. Orientador: Fabrício Beggiato Baccaro.
  19. Izaías Brasil da Silva. Efeito do fogo sobre a diversidade, estrutura e dinâmica em florestas no sudoeste da Amazônia. Início: 2020. Tese (Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia) - Universidade Federal do Acre. Orientador: Marcos Silveira.
  20. Jesus Rodrigues Domingos de Souza. Além do Monte: o Arco de Fitzcarrald como barreira vicariante para a diversidade de espécies do gênero Allobates na Amazônia Sul Ocidental. Início: 2018. Tese (Doutorado em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas. Orientadora: Albertina Pimentel Lima.
  21. Jussara Santos Dayrell. Avaliação espaço-temporal dos efeitos da área de inundação na composição de anuros, lagartos e serpentes em uma hidrelétrica na Amazônia. Início: 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ecologia - INPA) - Programa de Pós-Graduação em Ecologia - INPA, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Albertina Pimentel Lima.
  22. Kelly Torralvo. Composição de anuros da Floresta Nacional do Tapajós e o uso de ferramentas alternativas para estudos e conservação das espécies. Início: 2017. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas. Orientador: William Ernest Magnusson.
  23. Lana Pavão Candelária. Fatores ambientais que influenciam nos processos ecológicos de pequenos roedores neotropicais. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Domingos de Jesus Rodrigues. Environmental factors that influence the ecological processes of small neotropical rodents.
  24. Lariessa Moura de Araújo Soares. Ameaças à diversidade íctica nas regiões hidrográficas do Estado de Rondônia por decorrência da criação de espécies de peixes exóticos. Início: 2018. Tese (Doutorado em PPG-BIONORTE) - Fundação Universidade Federal de Rondônia. Orientadora: Carolina Rodrigues da Costa Doria.
  25. Lucas Barbosa Souza Tameirão. Estratégias ecológicas associadas a padrões de sazonalidade da fenologia foliar em árvores da Amazônia Central. Início: 2019. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientadora: Juliana Schietti de Almeida.
  26. Maquelle Neves Garcia. Fotossíntese e hidraulica de árvores amazônicas sob um clima em transição. Início: 2017. Tese(Doutorado em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Orientadora: Flávia Regina Capellotto Costa.
  27. Marcela Alvares Oliveira. A dinâmica das sociedades de caça e pesca da área do entorno do Parque Nacional Mapinguari. Início: 2018. Tese (Doutorado em PPG-BIONORTE) - Fundação Universidade Federal de Rondônia. Orientadora: Carolina Rodrigues da Costa Doria.
  28. Marcelle São Pedro Abdiel de Souza. Relação entre estrutura vertical e diversidade de espécies em florestas da Amazônia Central. Início: 2019. Tese (Doutorado em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientadora: Juliana Schietti de Almeida.
  29. Marcos Penhacek. Padrão de riqueza de espécies de anfíbios anuros do Estado de Mato Grosso: subsídios para conservação. Início: 2020. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Domingos de Jesus Rodrigues. Species richness pattern of anuran amphibians in the State of Mato Grosso: subsidies for conservation.
  30. Natália Medeiros Vicente. Desvendando padrões de dominância em florestas secundárias da Amazônia. Início: 2020. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientadora: Juliana Schietti de Almeida.
  31. Paulo Estefano Dineli Bobrowiec. Impactos espaciais e temporais do alagamento do reservatório da UHE Santo Antônio sobre acomunidade de morcegos (Mammalia, Chiroptera). Início: 2017. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal doAmazonas. Orientador: Fabrício Beggiato Baccaro.
  32. Pedro Ferreira Gonçalves Bisneto. Importância epidemiológica e história natural de cobras-corais (Elapidae: Micrurus) na Amazônia brasileira. Início: 2018. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Igor Luis Kaefer.
  33. Rafael Magalhães Rabelo. "Determinants of diversity and cultural interest in neotropical buterflies". Início: 2018. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conelho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Ernest Magnusson.
  34. Raylenne da Silva Araújo. "Impactos da inundação por hidrelétrica sobre assembleia de mamíferos terrestres na Amazônia Sul-Ocidental". Início: 2019. Tesse (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: William Ernest Magnusson.
  35. Rubana Palhares Alves. Biogeografia, domesticação e etnobotânica de Piquiá (Caryocar villosum, Caryocaraceae). Início: 2017. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientadora: Juliana Schietti de Almeida.
  36. Sulamita Marques Correia da Rocha. Questões envolvendo multicores: dieta, forrageio, seleção sexual e arte envolvendo o sapo politípico Adelphobates galactonotus (Dendrobatidae). Início: 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ecologia - INPA) - Instituto Nacional de Pesquisas de Amazônia - INPA/MCT, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientadora: Albertina Pimentel Lima.
  37. Taís Melo da Silva. Alterações na dinâmica trófica da ictiofauna do reservatório da UHE Santo Antônio no rio Madeira. Início: 2019. Tese (Doutorado em PPG-BIONORTE) - Fundação Universidade Federal de Rondônia. Orientadora: Caroline Rodrigues da Costa Doria.
  38. Talitha Ferreira dos Santos. Efeito do alagamento periódico sobre a diversidade e as interações de assembleias de formigasassociadas a plantas mirmecófitas na Amazônia Central. Início: 2019. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federaldo Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas. Orientador: Fabrício Beggiato Baccaro.
  39. Thaiane Rodrigues Sousa. Interações ambientais e efeito de secas severas na dinâmica da floresta ao longo do interflúvio Purus-Madeira. Início: 2017. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional dePesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientadora: Flávia Regina Capellotto Costa.