Monographs - chronological order

Updated: 15/09/2022

2020 

GIACOPPINI, D. R. Flora arbórea da estação ecológica do rio Ronuro no sul da Amazônia. Início: 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Domingos de Jesus Rodrigues. Available online

SANTOS, I. N. B. dos. Alfabetização científica no ensino de ciências: uma revisão sistemática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Roraima. Orientadora: Lucilia Dias Pacobahyba.


2019

ALMEIDA, M. C. de. Dinâmica de fogo e cobertura vegetal de espécies arbóreas em savana amazônica sujeita a incêndios periódicos entre 1997 e 2017. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Rodrigo Ferreira Fadini. Available online

BALMANTE, M. da S. Formação de Professores de Biologia para Atuarem Com Inclusão Escolar ? Deficiência Mental/Intelectual ? Em Escolas De Nível Médio De Boa Vista ? RR.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Roraima. Orientadora: Lucilia Dias Pacobahyba.

CUNHA, M. A. M. da. Análise das provas de biologia do vestibular da Universidade Federal de Roraima, aplicadas no período de 2014 a 2018. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Roraima. Orientadora: Lucilia Dias Pacobahyba.

FERREIRA, A. S. Uso de geoprocessamento e geotecnologia no mapeamento de áreas de vulnerabilidade à inundação no perímetro urbano do município de Humaitá, sudoeste da Amazônia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Marcelo Rodrigues dos Anjos. Available online

GODOI, J. O. de. Avaliação das alterações na cobertura do solo de quatro assentamentos no norte do estado de Mato Grosso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Domingos de Jesus Rodrigues. Available online

LIMA, J. M. Composição florística e dinâmica do fogo nas savanas da região de Alter do Chão, Santarém-PA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rodrigo Ferreira Fadini. Available online

LOURENÇO, I. H. A pesca de duas espécies de pacu (Mylossoma duriventre, Cuvier, 1818) e (Mylossoma aureum, Agassiz, 1829) no Médio Madeira, Amazonas-BR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Marcelo Rodrigues dos Anjos. Available online

OLIVEIRA, T. B. de. Coleção Biológica e sua importância no processo de aprendizagem em Biologia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Centro Universitário do Norte. Co-orientador: Fabricio Beggiato Baccaro.

SANTANA, G. S. de. Percepção e consciência de estudantes do ensino médio a respeito do Rio Branco, RR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Roraima. Orientadora: Lucilia Dias Pacobahyba.

SANTOS, B. B. Estimativa de biomassa arbórea e arbustiva em uma área de cerrado no Amapá. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amapá. Orientador: José Júlio de Toledo. Available online

SILVA, M. Ecofisiologia de três espécies de Serrasalmidae do rio Madeira. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Universidade Federal de Rondônia. Orientadora: Carolina Rodrigues da Costa Doria. 

SILVA, S. T. F. da. A acessibilidade de acadêmicos com necessidades especiais e infraestrutura do Campus Paricarana - Universidade Federal de Roraima. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Roraima. Orientadora: Lucilia Dias Pacobahyba.

VALE, E. M. do. As formigas só trabalham porque não podem cantar? Delimitando os parâmetros espectro-temporais de sons de formigas (Hymenoptera: Formicidae). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fabricio Beggiato Baccaro. Available online


2018

FONSÊCA, K. A. Bioecologia de Sternarchella calhamazon (Gymnotiforme - Apteronotidae), um peixe elétrico comum no fundo do rio Madeira, Porto Velho, Rondônia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientadora: Carolina Rodrigues da Costa Doria. Available online

SILVA, M. E. S. da. Prospecção de mosca-das-frutas na região norte de Mato Grosso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Marliton Rocha Barreto. Available online


2017 

BORGES, A. C. R. Dieta de Rhinella proboscidea (Anura: Bufonidae) em florestas de terra firme na Amazônia Central. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Marcelo Menin.

BRAGA, V. do N. Estabelecendo a linha de base para estudos sobre dispersão de sementes: desenvolvimento  e teste de dispersão de sementes artificiais por formigas no campus da UFAM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fabricio Beggiato Baccaro.

GONÇALVES, M. S. Efeito do pulo de inundação na riqueza e abundância de formigas arborícolas e terrestres em florestas alagáveis no Rio Juruá, Carauari, Amazonas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabricio Beggiato Baccaro.

MERKEL, E. C. Influência do efeito de borda e umidade sobre a abundância e composição de formigas infectadas por fungos Ophiocordyceps. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fabricio Beggiato Baccaro.

SILVA, L. A. da. Dieta de anuros de bancos de macrófitas no rio Amazonas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Marcelo Menin.


2016

COSTA, D. M. Composição e distribuição da fauna de lagartos (Reptilia: Squamata) do Campus da Universidade Federal do Amazonas, Manaus. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Igor Luis Kaefer. Available online

CUNHA, P. L. A influencia do barramento do rio Madeira na estrutura da assembleia de peixes em um igarapé imediatamente a jusante das cachoeiras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Rondônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientadora: Carolina Rodrigues da Costa Doria.

SILVA, F. P. da. Determinantes da incidência e intensidade da infestação por ervas-de-passarinho na arborização urbana do município de Santarém, Pará, Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Universidade Federal do Oeste do Pará. Orientador: Rodrigo Ferreira Fadini.


2015

NASCIMENTO, A. C. Taxonomia e morfometria de Ponerinae (Hymenoptera: Formicidae) em áreas de florestas dos arredores do município de Manaus. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Literatus. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Orientador: Jorge Luiz Pereira de Souza. 2015. 

NOGUEIRA, T. A. C. Caracterização da fauna de serpentes (Reptilia: Squamata) de um fragmento florestal urbano na Amazônia Central. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Igor Luis Kaefer.  2015. Available online 

OLIVEIRA, A. S. F. Redescrição de Allobates gasconi (Morales, 2000) (Anura: Aromobstidae) com base em múltiplos caracteres. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) Universidade Federeal do Amazonas. Orientador: Igor Luis Kaefer. 2015.

SANTOS, T. F. Efeito da distância da borda sobre a riqueza e composição de formigas (Hymenoptera: Formicidae) em um fragmento florestal urbano em Manaus, Amazonas, Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Amazonas. Orientadora: Juliana de Souza Araújo. 2015.

SOUSA, A. A. Conteúdo de nutrientes da liteira fina em uma área de contato campinara-floresta ombrófila na amazônia setentrional. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Cathedral de Ensino Superior. Orientador: Carolina Volkmer de Castilho. 2015.


2014

FERREIRA, J. B. Avaliação da atividade antimutagênica/mutagênica da romã (Punica granatum L.) através do Teste do Micronúcleo in vivo. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso-Campus Universitário de Sinop. Orientador: Marina Mariko Sugui. 2014. 

FIGUEIREDO, D. G. Influência do pulso de inundação na atividade alimentar, dieta e condição corporal de Sternarchella calhamazon, rio Madeira, Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Rondônia. Orientadora: Carolina Rodrigues da Costa Doria.

MACAMBIRA, A. R. D. Relações alométricas na palmeira Astrocaryum gynacanthum na Reserva Florestal Adolpho Ducke, Amazônia Central. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins. Orientadora: Thaise Emilio Lopes de Sousa. 2014. 

SANTOS, A. M. Riqueza e composição de formigas arborícolas (Hymenoptera: Formicidae) em floresta primária e secundária em um remanescente florestal, Acre. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em  Engenharia Florestal). Universidade Federal do Acre, Rio Branco, AC.  Orientador: Elder Ferreira Morato. 2014.


2013

COSTA, H. A. Taxa de decomposição foliar de três espécies arbóreas em uma área de contato campinarana - floresta ombrófila em Roraima. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Cathedral de Ensino Superior. Orientador: Carolina Volkmer de Castilho. 2013.

COUTO, A. P. Tamanho corporal, dieta e parâmetros hematológicos de populações de Leptodactylus pentadactylus (Anura, Leptodactylidae) em fragmento florestal e floresta contínua na Amazônia Central. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Marcelo Menin. 2013. 

CUNHA, M. F. M. Hymenophyllaceae (Monilófitas) da Estação Ecológica do Cuniã, município de Porto Velho Rondônia. UNIR, Porto Velho, Rondônia. 2013. 

DARIO, N. L. S. Isolamento e identificação de fungos endofiticos da andiroba (Carapa guianensis). Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário do Norte, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Cecilia Veronica Nunez. 2013. 

FERREIRA, N. S. Produção de liteira fina em uma floresta de terra firme na amazônia setentrional. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Cathedral de Ensino Superior, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carolina Volkmer de Castilho. 2013.

GUILHERME, D. R. Métodos de amostragem e influência dos fatores ambientais sobre a composição de espécies de baratas (Insecta: Blattaria) da Reserva Ducke, Amazônia Central. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Uninorte Laureate International Universities) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José W. de Morais; Co-Orientador: Elizabeth Franklin Chilson. 2013. 

HERMANN, L. Avaliação da atividade antimutagênica da graviola sobre lesões no DNA in Vivo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Mato Grosso-Campus Universitário de Sinop. Orientador: Marina Mariko Sugui. 2013.

LUNARDELLI, C. Efeitos do corte seletivo de madeira sobre a composição e riqueza de formigas na Amazônia Mato-grossense. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação em Engenharia Florestal - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Larissa Cavalheiro; Co-Orientador: Rafael Arruda. Conclusão: 2013.

MACIEL, W. T. Avaliação do potencial citotóxico da Morinda citrifolia L. in vitro. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso-Campus Universitário de Sinop. Orientador: Marina Mariko Sugui. 2013.

NETO, J. A. C. Avaliação e redução de esforço amostral para coleta de Diptera (Insecta) em floresta de terra-firme, Fazenda Experimental da UFAM, Manaus, AM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fabio Siqueira Pitaluga de Godoi.

SCHOTTEN, C. Efeitos da fertilidade do solo e exploração florestal na estimativa de estoque de carbono na Amazônia Mato-Grossense. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação em Engenharia Florestal - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Rafael Arruda; Co-Orientadora: Larissa Cavalheiro. Conclusão: 2013.

SILVA, F. J. T. Efeito do ambiente sobre a composição de formigas (Hymenoptera, Formicidae) em floresta ombrófila amazônica na rodovia BR-319, Amazonas - Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Fabio Siqueira Pitaluga de Godoi; Coorientador: Dr. Jorge Luiz Pereira Souza.

TEIXEIRA, L. A. Uso de caracteres vegetativos para diferenciação das espécies de Protium Burm. f. (Burseraceae) no PARNA Viruá, Roraima, Brasil. Trabalho de conclusão de curso, Universidade Estadual de Roraima (UERR), curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. 45p. Orientador: Ricardo de Oliveira Perdiz (CENBAM). 2013.

VAZ, S. A. F. Reprodução e dieta de Hypsiboas cinerascens (Spix, 1824) (AMPHIBIA, ANURA, HYLIDAE) em um fragmento florestal de Manaus, Amazonas, Brasil. Universidade Federal do Amazonas - UFAM. 2013. Available online


2012

BARROS, S. K. A. Insetos associados ao Gossypium hirsutum Linnaeus (Malvaceae) no município de Sinop, MT: potenciais polinizadores. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação em Agronomia - UFMT. Orientador: Marliton Rocha Barreto. 2012.

BATISTELLA, D. A. O efeito de variáveis ambientais sobre a comunidade de Diplopoda (Arthropoda, Myriapoda) na Amazônia Meridional. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação em Ciências Naturais e Matemática - Física - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Leandro Dênis Battirola. 2012.

HERRMAMM, J. Y. Caracterização e quantificação de mercúrio total e metilmercurio em solos na região do interfluvio entre os rios Madeira e Purus, Estação Ecológica Cuniã, Porto Velho, Rondônia. UNIR, Porto Velho, Rondônia. 2012.

KAEFER, U. Q. S. Avaliação da atividade antimutagênica da jabuticaba sobre lesões no DNA induzidas in vivo. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Mato Grosso-Campus Universitário de Sinop. Orientador: Marina Mariko Sugui. 2012. 

LIMA, M. A. Estratégia reprodutiva de Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong, (Fabaceae): a importância de formigas e roedores.  Trabalho de Conclusão de Curso - Graduando em Ciências Bilógicas - Campus Pontal - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Marcelo Henrique Ongaro Pinheiro. 2012.

MONTEIRO, F. E. Padronização de método para extração de gDNA do camu-camu (Myrciaria dubia) Porto Velho - RO. UNIR, Porto Velho, Rondônia. 2012.

OLIVEIRA, F. V. A. Antioxidante da  Piper krukoffi  Yuncker (Piperaceae). UNIR, Porto Velho, Rondônia. 2012.

PAIVA, R. M. S. Levantamento florístico e obtenção do material genético de Macrófitas aquáticas das grades do ppbio - Roraima. 2012. Available online


2011

AZEVEDO, B. Y. de S. Efeitos do gradiente de topografia, das propriedades físico-químicas do solo e da serrapilheira sobre invertebrados edáficos em 25 km² da Reserva Ducke, Manaus, Amazonas. UFAM, Manaus, Amazonas. 2011.

BRUNO, R. S. Distribuição e deslocamento do papa-formiga-de-topete (Aves, Thamnophilidae) em uma floresta de terra firme na Amazônia central. Estagiário PPBio. 2011. Available online

COSTA, N. M. F. Aspectos morfológicos e reprodutivos de Leptodactylus pentadactylus (Anura: Leptodactylidae) em duas áreas na Amazônia Central. 2011. Available online


2010

FEITOZA, L. A. M. Entomofauna aquática em macrófitas de um igarapé de área de savana, na Grade do PPBio-Cauamé, Roraima. Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal de Roraima, Graduação em Ciências Biológicas. Orientadora: Vânia Graciele Lezan Kowalczuk. 2010.

RODRIGUES, K. S. Fungos de solo de savana de Roraima PPBio, Núcleo Regional Roraima, Grade Água Boa/EMBRAPA, Boa Vista, Roraima. Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal de Roraima, Graduação em Ciências Biológicas. Orientador: Silvana Túlio Fortes. 2010.


2009

ALMEIDA, A. P. Biologia reprodutiva de duas espécies de Leptodactylus (Anura, Leptodactylidae) na Amazônia Central: implicações taxonômicas. 2009. Available online

LUIZ, L. F. Distribuição de lagartos e serpentes (Reptilia: Squamata) associados a ambientes aquáticos no campus da Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas. 2009. Available online

NISHIKIDO, B. M. T. Distribuição da anurofauna associada a igarapés do fragmento florestal da Universidade Federal do Amazonas. 2009. Available online


2007

CIDADE, M. Distribuição de organismos parasitas e hemiparasitas em espécies arbóreas de uma savana nos arredores de Boa Vista-Roraima. 2007. Available online


2005

ALVES, M. L. S. Influência dos fatores edáficos na distribuição a na densidade das pteridófitas em uma área do PDBFF. Bolsista PIBIC/FAPEAM. 2004-2005.

FERNANDES, J. C. B. Assembléia de Chironomidae (Diptera: Nematocera) em igarapés de uma bacia hidrográfica da Reserva Florestal Adolpho Ducke, Manaus, AM. Bolsista PIBIC/CNPq. 2005.

LINS, A. R. Influência de altitude, distância do igarapé e disponibilidade de recurso sobre a distribuição de jardins de formiga na bacia do Acará, Reserva Florestal Adolpho Ducke – Manaus – AM. Bolsista PIBIC/FAPEAM. 2004-2005.

SENA, J. S. Caracterização do banco de sementes de uma Floresta Tropical Úmida Amazônica. UTAM, Manaus. 2005.

TORREIAS, S. R. S. Comunidade de insetos de Guzmania brasiliensis Ule (Bromeliaceae) da Reserva Florestal Adolpho Ducke, Manaus, Amazonas, Brasil. 2005.

TORREIAS, S. R. S. Insetos de bromélias da campinarana da reserva florestal Adolpho Ducke. Bolsista PIBIC/CNPq. 2005


2004

FERNANDES, J. C. B. Imaturos de Chironomidae / Diptera das duas bacias hidrográficas na reserva florestal Adolpho Ducke. Bolsista PIBIC/CNPq. 2004.

SOARES, E. D. L. Meso-invertebrados do Solo e da Liteira na Reserva Florestal Adolpho Ducke. Bolsista PIBIC/CNPq. 2004.


2003

MELO, A. A. Efeitos da argila, serrapilheira e inclinação do terreno sobre a macrofauna do solo em uma área da Reserva Ducke, Manaus, AM. Brasil. Bolsista PIBIC/CNPq. 2003.

COSTA, D. M. Composição e distribuição da fauna de lagartos (Reptilia: Squamata) do Campus da Universidade Federal do Amazonas, Manaus. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Igor Luis Kaefer. 2016.

MACAMBIRA, A. R. D. Relações alométricas na palmeira Astrocaryum gynacanthum na Reserva Florestal Adolpho Ducke, Amazônia Central. Orientador: Thaise Emilio Lopes de Sousa. 2014.