Languages

Curso de instalação de transectos e parcelas permanentes acontece no NR São Gabriel da Cachoeira

O Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e o Centro de Estudos Integrados de Biodiversidade Amazônica (CENBAM), com apoio do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e do Instituto Chico Mendes de Consevação da Biodiversidade (ICMBIO) ofereceram entre os dias 27 de junho a 08 de julho de 2013, o curso de "Instalação de Transectos e Parcelas Permanentes para Monitoramento da Biodiversidade", no Núcleo Regional São Gabriel da Cachoeira
 
O curso foi realizado no Parque Nacional do Pico da Neblina e contou com a participação de 13 pessoas moradoras do entorno do Parque, pertencentes às etnias dos Baniwas e Tucanos. 
 
 
O objetivo do curso consistiu em compor e treinar equipes de campo, composta por moradores locais, que farão a instalação das trilhas e parcelas RAPELD no NR São Gabriel da Cachoeira. O curso foi ministrado por  Júlio Nauan Caruta do Rosario e Jaílson Araújo (PPBio/CENBAM). Durante o curso os participantes aprenderam as técnicas de abertura de trilhas, parcelas terrestres de distribuição uniforme, parcelas aquáticas e ripárias.
 
 
Recentemente também foi realizado no Núcleo o curso de "Monitoramento da biodiversidade em parcelas permanentes", os cursos têm a missão de alinhar o NR São Gabriel da Cachoeira em relação à natureza do programa PPBio, aos protocolos de coleta de dados, a prática de instalação das parcelas permanentes, além de proporcionar o fortalecimento da pesquisa científica e a expansão das atividades e projetos em colaboração com os parceiros, IFAM e ICMBio.