Serra da Lua: Módulos em plantios de Acácia em Roraima

Em Roraima, no extremo norte da Amazônia, existem cerca de 30 mil hectares plantados de Acacia mangium Willd. em áreas antes cobertas por savanas (os “lavrados”). Essa é uma condição única no Brasil, que possui 9,6 % (623.420 hectares) do total de florestas plantadas na Amazônia Legal, porém, a maior parte em Eucalyptus plantados em áreas ocupadas anteriormente por florestas nativas no Pará e Amapá. Propostas para uma Política Nacional de Florestas Plantadas preveem dobrar a área cultivada no país nos próximos 10 anos. A expectativa é um estímulo a conversão de áreas degradadas e pastagens de baixa produtividade em plantios florestais. 
 
O aumento dos plantios florestais na Amazônia traz a necessidade de uma avaliação do valor de conservação para biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos (como ciclagem de nutrientes, estocagem e absorção de carbono) nesses ambientes visando prever cenários futuros e subsidiar políticas públicas. Com o intuito de suprir essa demanda de informação em Roraima foi firmada uma parceria entre a empresa F.I.T. Manejo Florestal do Brasil (que maneja as plantações) e a Universidade Estadual de Roraima (UERR), Embrapa Roraima e Universidade Federal de Roraima (UFRR) para iniciar um programa de monitoramento ambiental integrado, incluindo diversos elementos da paisagem. O delineamento adotado segue a metodologia RAPELD e contemplou a instalação de quatro módulos (duas trilhas paralelas de 5 km separadas por 1 km) e 40 parcelas permanentes distribuídos em seis fazendas na região conhecida como Serra da Lua, município de Bonfim, Roraima, distante 55 km de Boa Vista pela rodovia RR-207.
 
Os módulos foram instalados em um mosaico de plantações de A. mangium de seis diferentes idades (plantios de 2000 a 2006), remanescentes de lavrado, floresta estacional semidecidual e mata de galeria, compreendendo uma área de aproximadamente 190 km2. O clima da região é o tropical com um período seco de dezembro a março e um chuvoso de abril a agosto. As precipitações estão entre 1600 a 1700 mm anuais e as temperaturas variam entre 27 a 28 °C. Colinas suaves dão formas onduladas ao relevo. Os solos são muito variáveis em textura, mas em geral são pobres em nutrientes.
 
Espera-se que o novo sítio de pesquisas seja utilizado para estudos integrados e monitoramento visando responder várias perguntas ecológicas de implicação para o manejo e conservação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos na região. O entendimento de como paisagens modificadas pelo homem podem manter a biodiversidade local representa um dos grandes desafios atuais da ecologia aplicada.
 
Fonte: F.I.T. Manejo Florestal do Brasil Ltda. Clique aqui para ver o mapa em maior resolução.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Infraestrutura para pesquisas
 
Metadados
Orientações para facilitar a pesquisa no repositório: na página de busca do link acima digitar a palavra chave: Serra da Lua
 
Contatos:
 
José Julio de Toledo (jjuliotoledo@gmail.com)
Universidade Federal do Amapá – Macapá - AP
Telefones: (96) 3312 1757; (96) 8146 9049
 
Carolina Volkmer de Castilho (carolina.castilho@embrapa.br)
Embrapa Roraima, Boa Vista – RR
 
Sidney Araújo de Sousa (sidneyguara@gmail.com)
Universidade Federal de Roraima
 
Wesley Gonçalves de Souza (wesley@fit-mf-br.com)
F.I.T. Manejo Florestal do Brasil Ltda.
(95) 3212-3300
 
Eder Alves de Oliveira (eder@fit-mf-br.com)
F.I.T. Manejo Florestal do Brasil Ltda.
(95) 3212-3300