Languages

Curso de instalação de módulos de pesquisa RAPELD é realizado em Recife

O Programa de Pesquisa em Biodiversidade Amazônia Ocidental (PPBio-Amoc) e o Centro de Estudos Integrados de Biodiversidade Amazônica (CENBAM) em parceria com o PPBio Mata Atlântica promovem curso de instalação de módulos de pesquisa RAPELD em Recife - PE 
 
Aconteceu entre os dias 4 e 8 de novembro de 2013, no Parque Estadual Dois Irmãos, em Recife, sob a coordenação da Prof.a Dra. Ana Carolina Borges Lins e Silva, (UFRPE, Departamento de Biologia, Área de Ecologia), Maria Aparecida de Freitas (INPA/PPBio/CENBAM) e Paula Martins (Bióloga, bolsista gestão PPBio/Mata Atlântica), o curso de "Instalação de módulos de pesquisas RAPELD".
 
O curso contou com 27 participantes, entre Professores e alunos da Universidade Federal Rural de Pernambuco, e os coordenadores do Jardim Zoológico do Parque Estadual Dois Irmãos.
 
 
O objetivo do curso consistiu em apresentar o método RAPELD utilizado pelo PPBio/CENBAM como ferramenta para padronizar e monitorar estudos da biodiversidade. A proposta foi mostrar como podemos, de forma simples e com poucos recursos, criar trilhas e parcelas didáticas onde a biodiversidade local pode ser monitorada ao longo do tempo. 
 
      
Durante o curso foram abordadas as técnicas para a abertura de trilhas utilizando ferramentas simples como bússola e trena, instalação de parcelas terrestres de distribuição uniformes, parcelas aquáticas e ripárias utilizando clinômetro, trenas, bússola. Os participantes utilizaram ferramentas como GPS e mapas para decidir onde instalar o módulo de pesquisa. O preenchimento de fichas de dados e metadados, assim como o armazenamento dessas informações, para posteriormente serem disponibilizadas, também foram realizados durante o curso.