3º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013 - Manaus/AM

Aconteceu em Manaus o 3º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência 2013, realizado no Auditório da Ciência, no Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia - INPA, entre os dias 28 a 30 de novembro de 2012. Promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Academia Brasileira de Ciência (ABC), a Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Informação (SECTI/AM), a Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas (FAPEAM), o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) e demais órgãos do governo e entidades do sistema de C&TI, que compõem a Comissão Executiva Nacional do Fórum Mundial de Ciência 2013, com funções relacionadas à participação do governo brasileiro na preparação, programação temática e coordenação institucional do Fórum Mundial a ser realizado em novembro de 2013, no Rio de Janeiro.

Pela importância do evento, as entidades deliberaram por realizar 7 Encontros Preparatórios ao evento principal, em diferentes capitais brasileiras, onde serão discutidos temas relacionados aos principais desafios da ciência no século XXI, nos contextos nacional e internacional.

O tema do evento em Manaus “Diversidade tropical e ciência para o desenvolvimento”, foi debatido na forma de palestras e mesas-redondas, onde temáticas como a educação em ciência, a difusão e acesso ao conhecimento e interesse social, a ética na ciência e ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo foram abordadas. O Dr. William E. Magnusson, coordenador e pesquisador do PPBio/CENBAM, participou da mesa-redonda “Ciência para o uso de recursos naturais tropicais” e destacou a importância de investimentos na educação para promover maior aproveitamento dos produtos naturais locais e sua inclusão em cadeias produtivas.

Após o encontro em Manaus, as próximas cidades a sediar o evento serão Salvador (BA), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF). Ao final desse importante debate em nível nacional sobre o papel da ciência para o desenvolvimento global, pretende-se editar uma publicação final com a consolidação das proposições e principais conclusões das discussões realizadas, a ser lançada previamente ao Fórum Mundial de novembro de 2013, na cidade do Rio de Janeiro.

Clique aqui para saber mais sobre o Fórum Mundial de Ciência 2013.