Languages

PELD e PPBio/CENBAM Promovem Curso básico de Método RAPELD e monitoramento da biodiversidade

Entre os dias 17 e 20 de maio de 2011 aconteceu em Manaus o Curso Básico de Método RAPELD e Monitoramento da Biodiversidade, oferecido pelo PELD e PPBio/CENBAM.

O curso foi realizado Reserva Florestal Adolpho Ducke e contou com a participação de gestores do ICMBio, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Manaus, representantes de empresas de consultoria, representantes do Programa de Pesquisa de Biodiversidade; do Cerrado (COMCerrado) e estudantes. Teve como objetivo o treinamento para entender a filosofia e aplicação do método RAPELD (ver em ppbio.inpa.gov.br/inventarios).
 
 
Os instrutores Flávia Costa (PELD-PPBio/INPA) e William Magnusson (PELD-PPBio/INPA) abordaram temas como a construção de tabelas de dados e documentação de metadados, complementaridade de espécies, ausências falsas, alvos para monitoramento da biodiversidade e estimativas de densidade. Além disso, foram realizados exercícios práticos em parcelas permanentes terrestres, parcelas aquáticas e em trilhas, para que os participantes pudessem entender as potencialidades de cada tipo de unidade amostral.