Languages

PPBio/CENBAM e PELD promovem Oficina sobre levantamentos da biodiversidade para a tomada de decisões sobre o uso da terra

Em continuação aos cursos de capacitação oferecidos pelo PPBio/CENBAM e PELD, ocorreu entre os dias 9 e 12 de agosto a segunda edição de 2011 da Oficina sobre levantamentos da biodiversidade para a tomada de decisões sobre o uso da terra.
 

O curso foi realizado na Reserva Florestal Adolpho Ducke e contou com a participação de 18 pessoas do ICMBio, IBAMA, COPEL, PELD-BA, Exército, INPA, Universidade de Tolima (Colômbia), empresas de consultoria e estudantes. Teve como objetivo o treinamento para entender a filosofia e aplicação do método RAPELD (ver em ppbio.inpa.gov.br/inventarios).

Os instrutores Flávia Costa (PELD-PPBio/INPA) e William Magnusson (PELD-PPBio/INPA) abordaram temas como a construção de tabelas de dados e documentação de metadados, complementaridade de espécies, ausências falsas, alvos para monitoramento da biodiversidade e estimativas de densidade.
 
Além disso, foram realizados exercícios práticos em parcelas permanentes terrestres, parcelas aquáticas e em trilhas, para que os participantes pudessem entender as potencialidades de cada tipo de unidade amostral.

O PPBio vem promovendo cursos de capacitação para os funcionários de agências ambientais e outros interessados no estudo da biodiversidade desde 2009 (ppbio.inpa.gov.br/treinamento).
 

Confira o material didático do curso.

Veja todas as fotos do curso no álbum online do PPBio.

(Fotos: Érico Emed Kauano, Érika Elissandra Cassimiro Ramos, Fernando Cesar Alves da Silva, Flávia Pezzini, Larissa Rocha Santos, Sidney Araújo de Sousa, William Magnusson).