Languages

PPBio/CENBAM e PELD promovem Oficina de instalação de transectos e parcelas permanentes para levantamentos da biodiversidade

Entre os dias 15 e 19 de Agosto de 2011 aconteceu a segunda edição de 2011 da Oficina de instalação de transectos e parcelas permanentes para levantamentos da biodiversidade oferecido pelo PPBio/CENBAM e PELD. O curso foi realizado na grade instalada na Fazenda Experimental da UFAM e contou com 18 participantes, dentre estes analistas do ICMBio, funcionários de empresas de consultoria ambiental, professores Universitários, representante da SEMMAS, Programa de Biodiversidade do Cerrado (COMCerrado), PELD – BA, um estudante da Universidade de Tolima (Colombia), estudantes de pós-graduação e técnicos do INPA.
 

O curso foi ministrado pelas pesquisadoras do PPBio/CENBAM Maria Aparecida de Freitas e Adriane Morais, pelo estudante de doutorado Helder Espírito-Santo, o bolsista PCI/INPA Francisco Villamarín e pelo estudante de mestrado Gabriel Moulatlet. Teve como objetivo a capacitação nas técnicas de instalação de grades, módulos, trilhas, parcelas terrestres, aquáticas e ripárias do sistema RAPELD (para detalhes veja ppbio.inpa.gov.br/inventarios), e técnicas de coleta de dados abióticos, como solo, georeferenciamento, inclinação, azimutes e características da água e das bacias de drenagem segundo protocolos RAPELD estabelecidos pelo PPBio.

O PPBio promove cursos de capacitação para os funcionários de agências ambientais e outros interessados no estudo da biodiversidade desde 2009 (maiores informações em ppbio.inpa.gov.br/treinamento).
 
 
 
Veja todas as fotos do curso no álbum online do PPBio.
(Fotos: Amintas Nazareth Rossete, Andre Villaça Ramalho, Bruno Brittes Dalmas, Érico Emed Kauano, Flávia Pezzini, Helena de Godoy Bergallo, Larissa Rocha Santos, Sidney Araújo de Sousa)