Languages

O Núcleo PPBio-Rondônia e o INPA realizaram Treinamento em técnicas de medição da estrutura de Vegetação e Biomassa Arbórea na Estação Ecológica de Cuniã (RO)

Entre 14 e 27 de Setembro de 2010, o Núcleo PPBio-Rondônia e INPA realizaram o Treinamento de Medição da Estrutura da Vegetação e Biomassa Arbórea na Estação Ecológica de Cuniã (ESEC Cuniã). O curso foi ministrado pela pesquisadora do INPA Carmozina de Araújo com a ajuda de quatro monitores e contou com a participação de 5 alunos de Engenharia Florestal da FARO, 4 biólogos  e 1 analista ambiental, com uma carga horária de 40 hs. 

 
 
Objetivo do curso: Capacitar profissionais e alunos nos métodos de medição da estrutura da vegetação em parcelas permanentes. 
O curso foi dividido em aulas teóricas e aulas práticas no campo, usando o sistema de amostragem instalado na ESEC Cuniã pelo PPBio (grade de 5 x 5 km). As aulas teóricas aconteceram nos primeiros dias de atividade, e discorreram sobre a importância das técnicas de medições e mapeamento, com a utilização dos protocolos utilizados para medir estrutura de vegetação e biomassa nos moldes do PPBio. Depois, foram realizados exercícios em campo procurando abordar os diferentes aspectos das técnicas de medições e mapeamento da estrutura de vegetação.