Languages

PPBio promove a capacitação de curadores para a informatização de herbários.

Entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro, o PPBio promoveu mais uma ação para gerar melhorias nas coleções biológicas brasileiras e promover a divulgação dos dados da biodiversidade amazônica.

A atividade foi realizada na Universidade do Estado do Amazonas no município de Itacoatiara – AM e teve o objetivo de incentivar as coleções botânicas a informatizar seus dados e disponibilizá-los on-line. O curso foi ministrado pelo Dr. Mike Hopkins e contou com a participação de curadores de coleções de diversas regiões do país e estudantes.
 
Desde o dia 3 setembro de 2010, o herbário da UEA em Itacoatiara (HITAM) incorporou a rede de herbários informatizados na Amazônia, atividade que vem sendo liderada pelo Dr. Mike Hopkins. Com o auxílio de curadores de outras coleções, todas as mais de 4.500 excicatas foram fotografadas e digitalizadas e seus dados inclusos na plataforma BRAHMS. O Dr. Mike Hopkins comandou a atividade que ao mesmo tempo ampliou a rede de dados disponíveis on-line na região e capacitou curadores e estudantes para a informatização de outras coleções. Foram abordadas as principais técnicas para a incorporação de dados no BRAHMS, desde a captura de imagens da coleção até a publicação dos dados em rede.
 
Com esta mais nova ação, as coleções botânicas na Amazônia já contam com um grande acervo de dados on-line de grande valor. Os registros contêm informações de cada excicata individualmente, com nome científico, coletor, data da coleta e fotografia da planta. Os dados gerados no curso e informações disponíveis para diversos herbários da região estão disponíveis nos sites http://brahms.inpa.gov.br/bol/hitam, http://brahms.inpa.gov.br/bol/inpa e http://www.biodiversidadeamazonica.net/.
 
Cristian de Sales Dambros
Bolsista DTI-2 
Programa de Pesquisas em Biodiversidade - INPA